Manny Santos
Conheça o primeiro português que pode chegar ao Congresso dos EUA

Nacional

Natural de Fernão Joanes, Guarda, este português concorre pelos Republicanos e à Câmara dos Representantes

Seg, 05/11/2018 - 14:45

Manuel Santos é o primeiro português, nascido em Portugal, que pode vir a ser congressista dos Estados Unidos da América depois das eleições de 6 de novembro. Concorre pelos Republicanos e pelo estado de Connecticut à Câmara dos Representantes, uma das duas câmaras do Congresso norte-americano. 

Manny Santos, como é conhecido, é natural de Fernão Joanes, uma pequena aldeia do distrito da Guarda. Emigrou ainda em criança, aos cinco anos, com a família em busca de uma vida melhor. Foi  em 1974, um «pouco antes» do 25 de abril.

No site de candidatura, Santos for Congress, conta que nasceu em Portugal numa casa sem eletricidade ou água corrente e que a família vivia da agricultura de subsistência. A mãe, que teve quatro filhos, nunca frequentou a escola. Quando a família foi viver para a América instalaram-se em Hartford. 

É formado em engenharia mecânica e foi mecânico de aviões militares. Aliás, Manuel Santos é veterano de guerra, pertenceu ao corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e esteve destacado no Médio Oriente quando o Kuwait foi libertado da ocupação iraquiana. Atualmente, faz carreira como analista de negócios. 

Já tem experiência política dado que foi ‘mayor’ (presidente da câmara) entre 2013 e 2015 na cidade de Meriden. É casado com Maryann e pai de dois filhos, Olivia e Simon. 

Na campanha política, Manny Santos alia-se a Donald Trump e defende que «não é responsabilidade dos EUA» tomar conta das pessoas de outros países. «Violência e má economia não são razões legítimas para [os estrangeiros] procurarem asilo». 

Fotos: DR 

 

Siga a Revista VIP no Instagram