Mafalda Castro, que se prepara para ser mãe em breve, esteve à conversa com Rui Maria Pêgo no podcast ‘Debaixo de Língua’ e falou sobre a doença da progenitora. “Acho que me ensinou medo, verdadeiramente. Aquela coisa de que não acontece só aos outros eu acho que isso temos todos noção, mais ou menos. Claro que é mais real quando nos bate à porta, mas acho que todos temos noção disso. Medo e a coisa de não planearmos é com isso que eu lido sempre”, começou por afirmar.
“Nunca sei como é que ela vai estar, nunca sei como é que vai ser esta semana e a próxima e hoje e isso fez-me medo e pensei sempre: ‘Eu não mereço, porque eu sou filha única’. Por que motivo tinham de ser os meus pais? Mas toda a gente sente isso, de certeza. Eu não mereço, ela não merece”.Apesar de ser uma doença degenerativa, a mãe de Mafalda Castro está “bem, dentro do possível”. “Claro que tem algumas limitações por causa da doença dela, é vivermos com isso e parece que normalizamos quase essas limitações, mas tu tens sempre medo”, assumiu.
A estrela da TVI explicou, ainda, do que se trata esclerose múltipla. “Esta doença pode desenvolver-se em qualquer sítio do corpo. É autoimune, ou seja, o teu próprio sistema imunitário está contra ti e é assustadora nesse sentido. Pode acontecer qualquer coisa, tudo o que podes imaginar: podes ficar sem ver, sem andar. Não dá para prever […] Há uma medicação que controla alguns surtos, ou seja, a minha mãe tem menos surtos com esta medicação. Ainda bem que tem corrido bem, já experimentou várias, mas é muito assustador por causa disso”, finalizou.
Texto: Carolina Marques Dias; Fotos: redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram