Mãe de Júlia Pinheiro sofre «AVC severo»
«Temos estado a cuidar dela, o que não tem sido fácil»

Nacional

Atualmente dividida entre a Televisão e o Teatro, Júlia Pinheiro foi apanhada de surpresa com o AVC que a mãe sofreu há bem pouco tempo.

Qua, 10/04/2019 - 9:11

Júlia Pinheiro, de 56 anos, encontra-se numa das fases mais promissoras da sua vida profissional. Com um programa em nome próprio que preenche as tardes da SICJúlia – e, em cena, quatro noites por semana, a apresentadora encontrava-se mergulhada em novos desafios quando a mãe, Áurea Pinheiro, de 80 anos, sofreu um acidente vascular cerebral.

«A minha mãe sofreu, de facto, um AVC severo e temos estado a cuidar dela, o que não tem sido fácil. Tem uma vida de problemas de saúde complexos, mas não estávamos à espera disto. Abalou-me muito vê-la desprotegida, ela que é tão independente. Sou filha única, estas coisas têm para mim um peso diferente», confessou à TVMais, a publicação que avança com a notícia, nesta quarta-feira, dia 10 de abril.

Depois do incidente, a mãe de Júlia Pinheiro foi internada numa unidade hospitalar de Lisboa, e, assim que o pior passou, foi encaminhada para os cuidados médicos continuados.

 «Achei que não seria mesmo capaz»

Certo é que tudo coincidiu com a estreia de Júlia no teatro, como atriz, na peça Monólogos da Vagina, que, tal como a VIP anunciou aqui, aconteceu no dia 21 de março. Por isso, a estrela da SIC chegou a considerar não subir aos palcos e recusar o desafio que lhe tinha sido lançado. 

«Pus em causa a minha participação no espetáculo por causa disto. Ia ver a minha mãe todos os dias ao hospital e não queria prejudicar ninguém. Achei que não seria mesmo capaz. Cheguei a dizer que não queria fazer e só fiz por respeito à Yellow Star Company [produtora] e ao Paulo Sousa Costa [produtor]. Sem eles, a Paula Neves e a Joana Pais de Brito não teria conseguido», assegura, elogiando as duas atrizes com quem partilha o ‘plateau’. 

«As minhas colegas foram maravilhosas e ajudaram-me imenso, ensaiavam quando eu podia. A peça é muito atual, faz todo o sentido falar das mulheres e era, de facto, importante fazê-la.» 

«Chorei baba e ranho»

Tudo correu pelo melhor na noite de estreia. A saúde da mãe de Júlia Pinheiro encontrava-se estável e a apresentadora conseguiu sentir a tranquilidade necessária para subir ao palco. «Foi uma dupla vitória. Já era assustador só pelo facto de estar a fazer um texto complicado – não sou atriz – quanto mais nas condições em que o fiz. Quando saí do teatro, chorei baba e ranho. Não sou de ferro e não tenho problema nenhum em admiti-lo. A verdade é que nunca podemos dizer que estamos bem», descortinou, quando questionada sobre o grande dia.

De salientar que, na retaguarda, Júlia contou sempre com o incondicional apoio do marido, Rui Pêgo, e dos três filhos, Rui Maria Pêgo, Carolina e Matilde. «A minha família é fantástica», partilhou com a TVMais, sem adiantar outros pormenores.

Agora que já respira de alívio, Júlia está confiante na total recuperação da mãe.
«Estou otimista! Ela recuperou bastante bem, melhor do que estava à espera. Fiquei a saber que é possível haver uma recuperação deste género num caso grave, o que desconhecia.»

Texto: Tânia Cabral; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram