Luís Borges abriu o coração a Maria Cerqueira Gomes, na emissão desta quarta-feira, dia 18 de dezembro, do programa Você na TV!, da TVI. A conversa começou com a apresentadora da estação de Queluz de Baixo a perguntar ao amigo se estava em paz com o ex-marido, Eduardo Beauté, quando este morreu, em setembro deste ano. «Sim», respondeu Luís Borges.
«Tinha uma relação de amizade com o Eduardo. Ele teve várias situações complicadas e eu estive sempre lá para o apoiar. Estava em paz com o Eduardo. Eu tinha estado com ele dois dias antes, eu fui lá a casa entregar os miúdos e estive a falar com ele. Ele estava super feliz. Quando recebi a notícia foi um choque. O Eduardo vai ser sempre uma pessoa importante na minha vida e foi duro como é óbvio», refere. Luís Borges explica a Maria Cerqueira Gomes que nunca colocou em hipótese o suicídio do cabeleireiro, como chegou a ser suspeitado antes de a autópsia revelar que morreu de embolia cerebral.
«Nunca pensei que fosse um ato dele, apesar de, a certa altura, ele ter tido um devaneio e ter escrito coisas que não devia, nós falávamos imenso disso. Quando eu soube a minha preocupação foi: como é que eu vou dizer aos meus filhos que já não têm o pai, principalmente à Lu que era a menina dos olhos dele?», explica.
O modelo, de 31 anos, conta que foi «difícil» explicar aos três filhos que Eduardo Beauté, de 52 anos, tinha morrido. «Foi um bocado difícil, tenho uma pessoa que é o meu apoio que é a Alice, que era a secretária e amiga do Eduardo… Nós tivemos de explicar que o pai estava doente, teve de ir para o céu e que neste momento há uma estrela a olhar para eles», diz. «Hoje em dia, a Lu vê o pai como uma estrela e consegue lidar bem com a realidade de não ter o pai presente. É normal que ela sinta muitas saudades e vai sentir ainda mais… mas está a ficar bem».
«Mesmo em minha casa eles falam do pai. A minha casa tem fotos do Eduardo porque é uma coisa que quero manter presente na vida deles. A Lu cada vez que vê uma foto fala com ele, ela dorme com um terço que o pai lhe deu debaixo da almofada…»
«Não sou um mau pai»
Depois, Luís Borges garante ser um bom pai e diz não admitir críticas. «Há uma coisa que não vou admitir a ninguém é que digam que sou mau pai que isso não sou, nem nunca fui. O Eduardo sabe disso. As pessoas esquecem-se é que antes de eu e o Eduardo nos separarmos, já tinha uma carreira, sempre viajei imenso. A partir da separação continuei a viajar e o Eduardo continuou a ficar com as crianças. Mas sempre que eu tinha disponibilidade ia lá a casa e ficava com eles, levava-os a passear.», refere.
As três crianças não estranharam a mudança de casa, dado que já a frequentavam. «Os três já estavam adaptados à minha casa, eles deixaram de ir para a casa do pai e passaram a viver na casa do papá. Há um tapete na minha sala que era da casa do Eduardo que foi da altura de quando estávamos juntos… eu quero que eles sintam que o Eduardo está presente», conta.
«A escola deles é super longe da minha casa e foi para manter, a babá deles é a mesma. A minha preocupação é os meus filhos e o bem estar deles. Tudo o que quero fazer é que eles se sintam bem e não sintam muito… eu vou fazer tudo», garante.
«Sei o que eu valho enquanto pai»
Luís Borges revela também que não teve medo de perder as crianças: «Não. Eu sei o que eu valho enquanto pai… eu sempre soube que não iria acontecer [perder os filhos], se eu fosse um mau pai poderia estar preocupado».
O Natal vai ser passado com os filhos e com o pai do manequim. «Vou passar com o meu pai e o meu irmão. Também perdi a minha mãe e o meu pai precisa de muito apoio. Vou levar os meus três filhos, a Alice e as filhas dela e vamos passar perto da Serra da Estrela.»
Além de Lurdes, de oito anos, Luís Borges é também pai de Bernardo, de nove, e de Eduardo, de quatro, que também são filhos de Eduardo Beauté.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram