Luaty Beirão
Anuncia fim da greve de fome

Internacional

Saiba o que disse o ativista

Ter, 27/10/2015 - 9:10

Luaty Beirão anunciou, esta terça-feira, o fim da greve de fome. O ativista angolano permanecia assim há 36 dias. 

Segundo explica o site TVI 24, Luaty Beirão enviou uma carta ao jornal Rede Angola onde agradece a solidariedade de todos os que apoiaram a sua causa. Nesta refere também que não vai “desistir de lutar”, nem abandonar os companheiros e todas as pessoas que manifestaram tanto amor e que lhe encheram o coração.

“Não vou desistir de lutar, nem abandonar os meus companheiros e todas as pessoas que manifestaram tanto amor e que me encheram o coração”, escreveu na carta dedicada aos 14 companheiros, também detidos. 
  
Devido ao acesso a mais visitas e à informação, o ativista apercebeu-se do movimento de solidariedade que se criaram em seu redor. Na carta, termina com “estou inocente” e a esperança de contar com o apoio da sociedade civil nacional e internacional e dos meios de comunicação social.

O Rede Angola publicou o documento, que pode ver na galeria. 

Leia o início da mensagem:

“Carta aos meus companheiros de prisão, Junho vai longe. Passámos muitos dias presos em celas solitárias, alguns sem comer, com muitas saudades de quem nos é próximo. Pelo caminho sentimos a solidariedade da maioria dos prisioneiros e funcionários. Tivemos apoio de família e amigos. Nas últimas semanas, em que mantive a greve de fome que decidimos em conjuntos (em Calomboloca), muita coisa mudou. Tive a oportunidade de me aperceber do que nos espera lá fora e queria partilhar convosco o que vi: Vi pessoas da nossa sociedade, que lutaram pelo nosso país e viveram o que estamos a viver, a saírem da sombra e a comprometerem-se em nossa defesa, para que a História não se repita”

E veja como termina:

“Abracemos todo o amor que recebemos e agarremos todas as ferramentas. Juntos. Já não somos os “arruaceiros”. Já não somos os “jovens revús”. Já não estamos sós. Em Angola, somos todos necessários. Somos todos revolucionários. Foi assim que o nosso país nasceu, mas desta vez, lutamos por uma verdadeira transformação social, em paz”.

Texto: MDA; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram