João Lança, filho de Linda de Suza, emitiu um comunicado na sua página de Facebook com detalhes sobre a morte da artista, aos 74 anos.
De acordo com o cantor, Linda de Suza viu o seu estado de saúde agravar-se esta manhã, depois de ter contraído Covid-19. “João Lança, o seu filho, tem a dor de vos anunciar o falecimento da sua mãe Linda de Suza, esta manhã, às 10h10 no hospital de Gisor,s para onde ela foi transferida esta manhã”, começou por escrever, indicando de seguida as causas da morte: “Por insuficiência respiratória devido a Covid-19”.
Teolinda Joaquina de Sousa Lança, o nome verdadeiro da artista, fez grande sucesso na música nas décadas de 1970 e 1980, com os temas Tiroli-tirola e Um Portugês (Mala de Cartão). Nasceu em Beringel, no concelho de Beja, e vivia atualmente em Paris, França.
Distúrbios mentais
João Lança, filho da cantora, deu pormenores do estado de saúde da mãe, em novembro, antes da última recaída.
“A minha mãe encontra-se, atualmente, numa casa de repouso, nos arredores de Paris, depois de ter deixado o hospital no dia 27 [de outubro]”, começou por contar João Lança à revista ‘Vidas’. “Está em convalescença, ainda não sabemos bem durante quanto tempo, mas eu acredito que deva ser por uns bons meses. O que interessa dizer é que está a recuperar e bem acompanhada”, continuou.
Linda de Suza tinha sido internada devido a sequelas da Covid-19, que lhe causaram uns “picos de febre repentinos”. “Sequelas que ficaram de quando, em 2020, apanhou covid-19 e uma infeção pulmonar. Tudo isso foi agravado pelo facto de a minha mãe continuar a fumar dois a três maços de cigarros por dia”, revelou João Lança.
Antes disso, em setembro deste ano, Linda de Suza esteve internada durante várias semanas. Na altura, vários órgãos de comunicação social franceses avançaram que a cantora estava em estado muito grave, que sofria de distúrbios psicológicos e que os médicos estavam preocupados por esta ter deixado de comer, o que reduziria as suas hipóteses de recuperação.
Leia mais aqui.
Texto: Vânia Nunes; Fotos: Redes Sociais e arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram