Seja o evento onde marca presença, seja simplesmente no dia-a-dia, quando aparece em público, o guarda-roupa e as joias de Letizia são sempre falados. No entanto, há um elemento que a rainha de Espanha tem na sua coleção privada que nunca foi usado. Trata-se de uma tiara da marca espanhola de joalharia Carrera y Carrera.
Uma peça em ouro com vários detalhes de flores que formam uma espécie de filigrana, com uma fila de 25 diamantes no topo e cinco pérolas, oferecida pela marca espanhola a Letizia por ocasião do seu casamento com Felipe em 2004. Passaram 15 anos e Letizia ainda não decidiu usar esta tiara em nenhuma das cerimónias em que tem marcado presença. A Imprensa espanhola avança que entretanto a Carrera y Carrera se encontra em processo de liquidação, depois de ter entrado em falência há alguns meses.
Uma peça igual à de Letizia, mas sem as pérolas, foi oferecida a Miriam Ungría, viúva do príncipe Kardam da Bulgária, que morreu em 2015. Miriam usou esta peça em 2004 num espetáculo na noite anterior ao casamento de Frederico e Mary da Dinamarca, uma semana antes de Letizia e Felipe terem trocado alianças.
Recentemente, na cerimónia de entronização do imperador Naruhito do Japão, a rainha deu nas vistas com uma outra peça. Trata-se da tiara de flor-de-lis, o mais importante diadema da casa real espanhola. Uma peça que já foi usada diversas vezes pela rainha emérita Sofia, tendo passado depois para Letizia, que a usou pela primeira vez em 2017 durante a visita do Presidente argentino, Mauricio Macri, e a sua mulher, Juliana Awada, a Espanha.
Leia também: Os segredos da realeza para usar saltos altos sem dor nos pés
Texto: Nuno Rilhas; Fotos: Reuters e DR
Siga a Revista VIP no Instagram