Letizia
Aborto da rainha volta a ensombrar a casa real

Nacional

Letizia terá escondido um aborto ilegal. O assunto volta a envergonhar a casa real espanhola

Qui, 05/03/2020 - 10:44

O aborto que Letizia terá feito há vários anos continua a perseguir a rainha de Espanha. Há anos que a imprensa espanhola dá destaque ao assunto, nunca desmentido oficialmente. 

Agora, o livro ‘Letizia, uma Rainha Impaciente’, de Leonardo Faccio, volta a abordar a polémica. A obra foi lançada em Espanha no final de fevereiro e está a dar muito que falar. O aborto, ilegal, terá sido realizado pela mãe da princesa Leonor e da infanta Sofia antes do casamento com o rei Felipe, em 2004. 

«Se não abortou deve defender-se, mas, se o fez tem de se explicar em que condições e demonstrar que não cometeu um delito», defende o autor, que afirma que a rainha de Espanha escondeu o assunto de todos, nomeadamente do marido. «Se lhe tivesse contado, o casamento não teria acontecido, uma vez que essa informação iria totalmente contra tudo o que a monarquia e a igreja católica defendem», refere.

Aborto e posse de drogas

Já em 2010 o aborto era notícia na imprensa. No livro ‘Una Republicana en la Corte del Rey Juan Carlos’, o autor,  Isidre Cunill, falava deste aborto e garantia ainda que Letizia tinha sido presa por posse de drogas. 

A VIP teve acesso a este livro polémico que conta que o aborto terá sido feito no México em meados dos anos 90, onde Letizia esteve a fazer um doutoramento. 

«A clínica existe e entrando em contacto com a mesma (…) não facilitam nenhum tipo de informação. Não confirmam, mas também não negam que por aquelas portas tenha entrado uma paciente com esse nome (…) Caso aquele aborto se tenha efectuado, Letizia Ortiz cometeu no México um delito cuja pena de prisão oscila entre os três e os cinco anos», lê-se.

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters 

 

Siga a Revista VIP no Instagram