Tem apenas oito anos, mas ambiciona estar entre o melhores e, quem sabe, ser o futuro Cristiano Ronaldo. Laurindo Júnior. Daqui a alguns anos poderá estar a ouvir o nome deste pequeno [mas grande] jogador em muitas notícias.
Laurindo já é considerado um prodígio e, graças à sua história e talento, foi protagonista do documentário de abertura do Canal 11. O menino natural da ilha Terceira, Açores, teve a oportunidade de contar a sua história àquele que considera o seu maior ídolo: Cristiano Ronaldo.
«Olá Ronaldo, chamo-me Laurindo. Sou dos Açores, da Ilha Terceira. Estou no Sporting Clube de Portugal, tal como tu. Como sabes foi muito difícil a minha experiência de ir da ilha para o continente, mas eu inspiro-me em ti, por seres o meu ídolo e o melhor jogador do mundo. Vou seguir o teu exemplo porque se tu conseguiste, eu também consigo. Um dos meus sonhos é ser o Lau Júnior 3, como tu és o CR7. Mas o meu maior sonho é poder conhecer-te pessoalmente. Comecei a jogar aos três anos, federado. Comecei a andar aos nove meses e já tinha uma bola ao lado do pé direito. O resto conto-te pessoalmente. És o meu ídolo. Um abraço do Lau.», escreveu o menino na carta que leu no documentário do canal oficial da Federação Portuguesa de Futebol.
Tal como o craque português, que veio da ilha da Madeira para o continente com apenas 11 anos para jogar no Sporting Clube de Portugal, Laurindo, de oito anos, divide-se entre a ilha Terceira e Lisboa para treinar também ele com os leões.
«[O menino] vai para as vacas para trabalhar a resistência»
«Ele vai agradecer pelo sacrifício que está a tomar neste momento», afirma Cristiano no documentário do canal da Federação Portuguesa de Futebol.
Laurindo Júnior está agarrado ao sonho com unhas, dentes e pés. Os pais apoiam-no em tudo o que conseguem. Segundo conta a mãe, o menino até «vai para as vacas para trabalhar a resistência». Está integrado na equipa do Sporting e também é jogador do Praiense. Em abril deste ano foi considerado o melhor jogador no Mundialito de futebol 2019, em Barcelona.
«É uma história parecida à minha. Uma infância normal na Madeira, ia para a escola, jogava futebol depois da escola. Jogávamos na rua.» Com 11 anos, Cristiano Ronaldo deixou para trás a família e partiu em busca de apurar o talento com que nasceu. «Foi dos momentos mais dolorosos que eu tive», confessa o jogador.
Tal como Rita Ferro Rodrigues, que integra a equipa do novo canal de televisão, descreveu: «O Laurindo tem um sonho e o Cristiano acredita no sonho do Laurindo e de todas as meninas e meninos apaixonados pelo Futebol. A família do Laurindo é um poema português».
Texto: Mariana de Almeida com redação Win; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram