Lanzarote
A terra onde viveu Saramago

Viagens

Parta à descoberta dos segredos e encantos desta ilha do arquipélago das Canárias

Sex, 29/01/2016 - 15:50

Que beleza se pode esperar de um pedaço de terra desenhado por uma poderosa corrente de magma saída de um vulcão? A resposta encontra-se em Lanzarote, a ilha oriental do arquipélago das Canárias, que à primeira vista deixa os turistas assustados com a sua falta de cor, onde apenas pequenos pontos verdes, espalhados aqui e ali, dão um pouco de vida ao tom castanho que faz a zona parecer-se com um deserto.

Após o susto inicial, cedo se percebe que há muito para descobrir no pedaço de terra que acolheu, inspirou e viu morrer o único Prémio Nobel da Literatura português, José Saramago. Os turistas escolhem Lanzarote, sobretudo pelas suas praias e pelas atividades que se podem lá fazer. Além de agradáveis banhos de mar e sol, diversas empresas organizam passeios de barco e sessões de mergulho.  Aqueles que procuram apenas o bronzeado perfeito nas suas férias não precisam de sair da capital. A praia del Reducto é uma das mais populares e uma das mais procuradas pelos visitantes. 

Se alugar carro, pode rumar para o Sul da ilha, onde o mar se destaca por ser calmo e pela sua temperatura, superior aos 20º C. À parte das praias e das aventuras, há algo em Lanzarote que
não deixa os turistas indiferentes: o vulcão Timanfaya, atualmente adormecido. Arrecife é a capital da ilha e o município de menor extensão, com 22 km2, apesar de ser o mais populoso com mais de 59 mil habitantes. O centro de Arrecife corresponde à beira-mar da cidade. É também aqui que se encontram a maioria dos hotéis que acolhem os visitantes. 

Se quer passar algum tempo nas compras, Calle Real é a zona que procura. Um dos marcos da cidade é o Castillo de San José, onde está localizado o Museu Internacional de Arte Contemporânea. Além da capital, não pode deixar de visitar o Parque N acional de Timanfaya, uma das principais atrações da ilha, onde foram reinventadas na paisagem as aldeias submersas pela lava do vulcão. 

No que à gastronomia diz respeito, Lanzarote é dominada pelo peixe e pelo marisco, ou não se tratasse de uma ilha. O prato de carne mais afamado é o cabrito no forno. O s restaurantes situados
junto ao mar, em El Golfo, são os ideais para se deliciar com as receitas marinhas.

Por fim, se é amante de música, marque as suas férias para o final de Setembro e assista ao Festival de Música Visual, que mistura na perfeição música do mundo, eletrónica e ainda pintura e outras artes plásticas em alguns dos mais belos locais da ilha. Não se deixe enganar pela aparente falta de encanto de um dos mais belos locais do mundo, que inclusive serviu de inspiração para algumas obras de Saramago.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Thinkstock Images

Siga a Revista VIP no Instagram