Kobe Bryant morreu no passado dia 26 de janeiro num acidente de helicóptero em Calabasas, Califórnia, nos Estados Unidos da América. A equipa onde jogou toda a sua carreira até se reformar em 2016, os LA Lakers, teve o primeiro jogo após a trágica notícia na noite desta sexta-feira, dia 31 de janeiro.
Milhares de adeptos encheram o Staples Center, o estádio, numa noite repleta de emoção, para homenagearem aquele que era já considerado uma lenda da NBA. 20 mil pessoas vestiram as camisolas com os números 24 e 8, que pertenciam ao jogador que perdeu a vida.
LeBron James, um dos melhores basquetebolistas de sempre, capitão dos LA Lakers e grande amigo de Kobe Bryant, fez um discurso arrepiante antes do início do jogo.
«A primeira coisa que me vem à mente é a palavra família»
«A primeira coisa que me vem à mente é a palavra família e quando olho para esta arena, todos estamos de luto… quando passas por algo assim, a melhor coisa que podes fazer é apoiares-te nos ombros da tua família», começa por dizer.
«Esta semana vi que realmente a nação dos Lakers é uma família. Não falo apenas dos jogadores, da equipa técnica, da liga… mas de todos! Toda esta gente aqui… isso é realmente, verdadeiramente uma família. Conheço o Kobe, a Gianna [filha de Kobe Bryant, de 13 anos, que também morreu no acidente] e a Vanessa [mulher de Kobe Bryant]… todos vos agradecem do fundo do coração», continua, visivelmente emocionado.
«Sei que teremos um memorial para o Kobe, mas vejo isso como uma celebração», revela, recebendo um grande aplauso vindo das bancadas. «É uma celebração de 30 anos de sangue, suor e lágrimas… e inúmeras horas. Esta noite celebramos o homem que veio para aqui aos 18 anos e se reformou aos 38, tornando-se, provavelmente o melhor pai que vimos nos últimos três anos», atira LeBron James.
«Antes de começarmos a jogar… amo-vos a todos. Kobe era como um irmão para mim, desde que eu estava na escola, observando-o de longe, até quando eu entrei para esta liga e o observei de perto. Toda a batalha que tivemos ao longo da minha carreira. Compartilhámos sempre a determinação de vencer e de sermos grandes. Não serás esquecido», remata.
Usher também marcou presença no evento, cantando a música Amazing Grace, enquanto passavam imagens de Kobe Bryant nos ecrãs do estádio. Um momento verdadeiramente arrepiante.
Veja aqui o vídeo:
Para além de pai e filha também John, Keri e Alyssa Altobelli, Sarah e Payton Chester, Christina Mauser e Ara Zobayan foram recordados nesta noite de emoções fortes. Tratam-se das restantes vítimas mortais do fatídico acidente aéreo.
Os Lakers perderam o jogo contra a equipa Portland Trail Blazers por 127 a 119.
Veja as fotografias na nossa galeria.
Texto: Ivan Silva; Fotos: Instagram oficial LA Lakers
Siga a Revista VIP no Instagram