Kobe Bryant
As 9 vítimas mortais do acidente de helicóptero: «Vi uma grande bola de fogo»

Internacional

Kobe Bryant morreu na manhã deste domingo, dia 26 de janeiro, num acidente de helicóptero em Calabasas, Califórnia, nos Estados Unidos da América. A causa do embate ainda não foi oficialmente determinada.

Seg, 27/01/2020 - 16:58

Kobe Bryant, um dos melhores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo, dia 26 de janeiro, num acidente de helicóptero em Calabasas, Califórnia, nos Estados Unidos da América. Tinha 41 anos. 

À medida que o tempo vai passando, conhecem-se novos detalhes sobre o desastre que ceifou a vida daquele que era considerado uma lenda da NBA.

Kobe Bryant seguia para a Mamba Sports Academy, da qual era dono, para assistir a um jogo da filha Gianna, de 13 anos, que também perdeu a vida no acidente. No aparelho seguiam mais sete pessoas e nenhuma sobreviveu.

Eis as pessoas que viajavam no helicóptero que o ex-basquetebolista usava frequentemente para se deslocar em Los Angeles [EUA]: John Altobelli, amigo de Kobe e treinador de basebol; Keri Altobelli, mulher de John; Alyssa Altobelli (13 anos), filha deste casal; Christina Mauser, treinadora de basquetebol; Ara Zobayan, o piloto; Payton Chester, colega de equipa de Gianna, e Sarah Chester, a mãe de Payton.

A causa do acidente que matou Kobe Bryant 

A causa do embate ainda não foi oficialmente determinada, porém, sabe-se que se tratava de um voo difícil cujas condições climatéricas não eram as melhores, devido ao intenso nevoeiro que se fazia sentir no local.

Várias testemunhas oculares do acidente foram ouvidas pelo Los Angeles Times. «Parecia que algo estava errado, pois estava muito lento. Vi o helicóptero a cair. Era difícil entender devido ao nevoeiro, desapareceu numa nuvem e, de repente, ouvi-se um estrondo. Vi uma grande bola de fogo. Ninguém poderia sobreviver àquilo», revela uma dessas pessoas. 

O porta-voz do Departamento de Polícia de Los Angeles atirou que «a situação climática não atendia aos padrões mínimos para voo». «O Departamento exige um mínimo de duas milhas (3,2 km) de visibilidade e um teto de nuvens de 800 pés (240 metros) para voar», informa à mesma publicação. 

A polícia da cidade manteve os seus helicópteros em terra, sem voos naquela manhã, devido, precisamente, ao intenso nevoeiro.

Divulgado o áudio da última comunicação com o helicóptero

A divulgação de um vídeo entre a torre de controlo de Los Angeles e o helicóptero em que as vítimas seguiam – modelo S-76, registrado como N72EX – dá conta de que a baixa altitude a que sobrevoava o aparelho, devido às condições atmosféricas adversas, com muito nevoeiro, podem ter estado na origem deste acidente trágico.

Veja aqui o vídeo.

Kobe Bryant era casado há duas décadas com Vanessa Bryant. O casal tem quatro filhas: Natalia, de 17 anos, Gianna (que morreu no acidente), Bianca, de dois anos, e Capri, que nasceu no verão passado.  

Siga, em direto, as homenagens que os fãs de Kobe Bryant lhe estão a fazer no Staples Center (estádio dos Los Angeles Lakers): 

Texto: Ivan Silva; Fotos: Reuters e reprodução Instagram 

  

Siga a Revista VIP no Instagram