O site da revista VIP esteve à conversa com a atriz brasileira Juliana Paes, que está em Portugal para a semifinal da 46ª Edição dos International Emmy Awards, a convite da Globo Portugal.
A atriz, que já havia estado no nosso País em 2008 para gravar um anúncio, mostrou-se «muito feliz» por regressar e confessa que gostaria de passar «uma temporada» em Lisboa.
«Estou a achar a cidade muito linda.Achei tudo tão moderno e com mais brilho», desvendou. «Adoraria passar uma temporada aqui, mas com a rotina louca de gravações e com a escola. Se fosse sozinha não pensaria duas vezes».
Juliana Paes revela os ingredientes para um casamento duradouro
Casada com Dudu Baptista, com quem tem dois filhos em comum, Pedro, de quase oito anos, e António, de cinco, Juliana Paes confidenciou o segredo para um casamento duradouro.
«Eu não sei se tem uma receita mas acredito que existem alguns ingredientes, que são: vontade de estar junto, saber ceder e ter paciência. E ainda o respeito e a amizade. Se não pode ter no seu companheiro um amigo para contar uma coisa estranha que seja, é complicado».
Casados há 10 anos e juntos já há 14, Juliana Paes confessa que já viveram «altos e baixos» enquanto casal.
«O que acontece hoje em dia é as pessoas acharem que o baixo é o momento da separação. Temos de entender que há fases boas e fases menos boas. A vida segue e às vezes o trabalho nos salva também. Eu funciono muito assim, o trabalho me dá um gás», explicou.
A diva do Brasil explica que os programas em casal, longe dos filhos, são obrigatórios na vida de ambos: «a gente esquematiza esses programas. Tenho casais amigos que nunca viajam sem filhos, e eu, apesar da culpa de os deixar, acho extremamente necessário. Fazemos pequenas viagens, não consigo ficar mais de uma semana longe deles».
Juliana Paes admite ainda sofrer com falta de tempo: «em tempos já vivi muita culpa, a culpa normal de toda a mulher que trabalha muito. Senti angústia mesmo. Aquele sentimento de que não estou dando conta do recado e que os meus filhos estão a precisar de mim».
As vantagens e desvantagens de ser muito famosa
Relativamente à fama que tem no Brasil, a atriz conta que os filhos «têm e não têm» noção do seu mediatismo enquanto atriz. «Às vezes eles entendem que a mãe é famosa, mas quando a gente sai e tem muito assédio, principalmente o mais velho (Pedro), pergunta ‘porque é que todo o mundo quer tirar fotos com você? Eu entendi que todo o mundo te vê na televisão mas porque é que tem que ter uma foto com você?’. Essas ligação às vezes não entendem».
Juliana Paes privada de uma vida normal
Apesar de sentir que tem vantagens por ser uma figura pública, Juliana também admite que nem tudo são rosas. «Existe o bónus e é maravilhoso a gente chegar nos lugares e ser bem recebida, as portas abrem-se com muita facilidade. Porém, tem lugares que eu quero levar os meus filhos e não posso. Eu já tentei ir a um parque e puxaram a minha roupa, não conseguiamos andar. Quase que dá um pânico. O meu filho começou a chorar porque achou que me estavam a agredir».
A atriz admite mesmo não conseguir ter uma vida normal. «Eu adoraria viajar para vários lugares no Brasil mas não posso. Tem um lado de privação muito grande».
Ter mais filhos não está nos planos do casal: «Sempre achei que eu ia ter dois meninos. Tive dois meninos e aí ‘fechei a caixinha’. De vez em quando tenho uma vontade de fazer um lacinho, mas passa rápido».
Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Helena Morais
Siga a Revista VIP no Instagram