Maria Vieira esteve esta quinta-feira no programa de Júlia Pinheiro na SIC. A conversa acabou por aquecer, principalmente quando o tema chegou às opiniões que Parrachita, como a atriz é tratada, manifesta no Facebook.
Na página desta rede social do programa das tardes da estação de Paço de Arcos, a comunicadora reagiu:
«A Maria Vieira é uma mulher com muito talento e que subitamente emerge através das redes sociais de uma forma muito cáustica e ácida sobre certas matérias e muitas vezes sobre os seus próprios colegas. Como viram, eu tentei várias vezes que ela me explicasse porque o faz e as razões daquilo que é também um comportamento social – porque o Facebook é também uma montra. Por pura cortesia, e porque tenho de tratar da melhor maneira os meus convidados, mesmo quando não concordo com eles, mesmo quando estou com muita vontade de lhes perguntar outras coisas, eu não insisti no momento em que percebi que minha convidada não queria mais dar-me a contracena numa matéria que nos causa a todos muita curiosidade», começa por dizer.
«Acho mesmo que, quando Maria Vieira diz que não quer falar, que ela está a dar-nos uma resposta. Temos de ler nesse ‘não’ tudo aquilo que ela escreve e que ela pensa e desconstruir, retirar daí os sinais e depois tirarmos nós as nossas próprias conclusões. Eu já tirei e tenho a certeza que vocês aí em casa também», finaliza.
Assista aqui ao momento:
O momento da «discussão»
«Muita gente não consegue reconhece-se nas observações que públicas que fazes no Facebook. Queres esclarecer?», começa por perguntar Júlia a MariaVeira na tarde desta quinta-feira, dia 28.
Durante os cerca de 30 minutos seguintes, aconteceu um verdadeiro bate-boca entre ambas. «Se me convidaste para falar do Facebook, eu não vou falar», responde Maria. «Mas fizeste um livro [intitulado Maria no País do Facebook]?», reage Júlia. «Isso é diferente. (…) Fez sentido porque há muita gente que não tem acesso à internet», justificou a atriz.
«Há quem goste»
A apresentadora prosseguiu: «Eu não quero discutir. Quero saber porque é que, sendo tu uma pessoa doce e afável, és diferente no Facebook». «Eu não vou falar aqui sobre o Facebook, já disse. (…) Quem quiser ver… a minha página é publica», atirou Parrachita. «Por isso tenho legitimidade para te perguntar porque é que a tua escrita é ácida», continua Júlia. «Isso é a tua opinião. Há quem goste», contrapõe a convidada, dando o exemplo de Cristina Ferreira: «A nível de TV, é neste momento a mulher mais mediática deste país. Ela própria já confessou que muita gente a adora e muita a odeia. É assim!»
Júlia Pinheiro não deu tréguas e conseguiu arrancar algumas palavras a Maria Vieira. «És tu que escreves [os post na mesma rede social]?». «Isso aí, desculpa lá. Acho isso tão sinistro… Eu já esclareci isso tantas vezes… Isso é de uma maldade tão grande que não é justo. Como é que é possível alguém… haver duas pessoas, pelo menos, que espalhem esse boato?», questiona a intérprete.
«Eu não quero fazer aqui aquilo que alguns colegas fizeram comigo: lançaram esse boato, precisamente na televisão. Disseram uma mentira, que me ofende, que é para denegrir a minha imagem», diz ainda Maria, referindo-se, alegadamente, a Ana Bola e Herman José, que afirmaram publicamente que acham que é o marido da atriz, Fernando Rocha, a escrever em seu nome.
«Como é possível terem a maldade de fazer uma coisas dessas? Só porque não concordam com as minhas ideias? O meu coração é o mesmo. Houve colegas que foram para programas de televisão e em vez de falarem dos seus projetos passaram o tempo a falar mal de mim»
«Mais uma pergunta e tens de mandar entrar outro convidado»
Ainda sem desistir, a apresentadora da SIC quis ir mais além e confrontou Maria com as opiniões que esta tem manifestado sobre os colegas de profissão. «Aproveitas as redes para ter mais visibilidade?», questiona. «Não, não. Se é essa a imagem que tens minha, estás muito errada. Como cidadã, tenho todo o direito a exprimir o que penso. Escrevo porque gosto, porque penso que é importante comunicar e gosto da interação [do Facebook]», justifica.
A atriz volta a afirmar que não quer falar sobre redes sociais e atira: «Mais uma pergunta e tens de mandar entrar outro convidado».
Ainda assim, e instigada por Júlia, acabou por voltar ao tema Herman, admitindo que não fala com o humorista «há mais de quatro anos». Quando confrontada sobre ter manifestado repúdio pelo momento profissional que o apresentador de Cá por Casa, da RTP1, vive, Maria Vieira resguardou-se, dizendo que é a comunicação social que deturpa as suas palavras. Júlia retorquiu: «Só por cortesia e porque somos muito bem educadas é que eu não vou ler o que escreveste sobre os programas dele!».
No final, Parrachita referiu que há quem lhe deva um pedido de desculpas. «E tu deves a alguém?», quis saber Júlia Pinheiro. «Não!», terminou Maria.
Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: redes sociais e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram