Juan Carlos
“Rei está mesmo com um pé em Portugal”, confirma jornalista

Realeza

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, poderá mudar-se para Portugal em breve. Quem o garante é o jornalista Adriano Silva.

Sex, 29/10/2021 - 12:43

O rei Juan Carlos, que continua a viver em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, “está mesmo com um pé em Portugal”. Quem o garantiu foi Adriano Silva, em direto no programa “Manhã CM”, desta sexta-feira, 29 de outubro. 

O rei emérito de Espanha “tem feito uma pressão muito grande para ir para Espanha”, mas o governo espanhol considera que “ainda é cedo”. “Dão-lhe a possibilidade de vir para Portugal, para a Quinta da Marinha [em Cascais]. Uma casa cedida por um amigo português, multimilionário, de Juan Carlos”, começa por explicar o jornalista. 

No entanto, o convidado do matutino da CMTV garante que o pai de Felipe VI não se quer mudar para o nosso País. Tudo por causa das anedotas que vão surgir nas redes sociais. “Ele veio para cá, em pequeno, no exílio. Temos de salientar isto: não está em Abu Dhabi no exílio, foi porque foi forçado a ir. Acha que vai ser pior vir para Portugal, por causa da onda de anedotas”, frisa. “Mas ele está preocupado com isso?”, pergunta Ágata Rodrigues. “Está”, afirma Adriano Silva. Intrigado, Duarte Siopa questiona se não será pior se ele for para Espanha. “Sim, mas ele tem uma preocupação fundamental neste momento que é morrer em Espanha, morrer em casa. Só pensa nisso”, dispara. 

O rei Felipe VI também acha que ainda é cedo, mas vê com bons olhos o facto de o pai se mudar para mais perto. O jornalista avança ainda que Sofia da Grécia “tinha previsto ir visitar o marido a Abu Dhabi nos próximos meses”, deixando os apresentadores espantados. 

António Costa travou mudança de Juan Carlos para Portugal “há cerca de um ano”

“Quando se falou sobre isso há um ano, Marcelo Rebelo de Sousa estava completamente ciente porque Felipe VI teve uma reunião com ele para tratar deste tema. Foi António Costa quem travou esta possibilidade para não haver um conflito diplomático com Espanha”, diz ainda Adriano Silva. 

No entanto, esta questão diplomática está a ser agora tratada. “Está a ser tratado. António Costa travou porque sabia que o governo de Pedro Sánchez não queria que ele viesse para cá, porque é muito perto de Espanha. Mas agora o rei quer vir para Espanha, ele bate o pé para vir para Espanha. O governo diz que é ainda é cedo, vem uma temporada para Portugal”, remata. 

Texto: Ivan Silva; fotos: Reuters e redes sociais

 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram