O rei emérito Juan Carlos é conhecido por ter sido um verdadeiro ‘pingamor’ quando era jovem. O pai do rei Felipe de Espanha casou-se com a rainha emérita Sofia no dia 14 de maio de 1962, mas sabe-se que o avó de Leonor e Sofia teve muitos amores e existem até rumores de algumas infidelidades ao longo do casamento de 57 anos, rumores esses que afastaram Juan Carlos e Sofia, apesar de continuarem casados.
Depois do romance com a condessa italiana Olghina di Robilant, do alegado caso com a princesa Diana, entre outras paixões, veio recentemente a público que Juan Carlos viveu uma história de amor com a ex-modelo peruana Gladys Zender, que foi considerada Miss Universo em 1957.
Os dois conheceram-se durante a viagem de Juan Carlos a Lima, no Peru, em 1958. As autoridades do país da América Latina decidiram nomear Gladys Zender para acompanhar o jovem, de 20 anos na altura. Os dois deram-se bem e a própria ex-modelo admitiu que criaram «uma bela amizade» numa entrevista que deu ao El Faro de Vigo em 2014. «Conheci-o em 1958 durante um jantar oferecido em sua homenagem quando chegou a Lima. Tive a sorte de ser a sua acompanhante oficial. Nos dias em que esteve em Lima, foi a vários compromissos e eu acompanhei-o sempre. Estabelecemos uma «boa amizade».
«Passei uma vergonha»
No entanto, foi o ex-congressista espanhol José Bono quem tornou público a história de amor entre os dois. José Bono contou que, um dia, Juan Carlos lhe confessou, durante uma longa viagem por território espanhol, que escrevia cartas à ex-modelo. Uns tempos depois da estadia em Lima, o rei emérito de Espanha fez escala no Panamá numa outra viagem que fez e entregou as cartas ao cônsul espanhol. Porém, Gladys nunca chegou a lê-las. As cartas foram entregues a Francisco Franco, o chefe de Estado espanhol na altura.
«Quando voltei para Espanha, fui cumprimentar Franco e o general disse-me: ‘Alteza, precisamos de melhorar a ortografia. Tenho visto muitos erros na sua escrita’. Quando tentei justificar, Franco respondeu que não era apenas uma falha, eram várias, lembrando-me das ofensas ao dicionário cometidas nas cartas à peruana. Passei uma vergonha e não perdoei o cônsul por ter entregado as cartas a Franco». revelou Juan Carlos a José Bono, que conta o episódio numa das suas obras mais recentes.
Quatro anos após o sucedido, Juan Carlos casou-se com a então princesa Sofia da Grécia, mas o destino voltou a cruzá-lo com Gladys Zender, que se casou com o político peruano Antonio Meier.
«Quando ele se tornou rei, voltou a visitar Lima várias vezes e eu e o meu marido Antonio vimo-lo sempre. Tivemos a oportunidade de conversar com ele muitas vezes e de relembrar os bons velhos tempos», recordou Gladys Zender na entrevista ao El Faro de Vigo.
Veja aqui algumas fotos de Gladys Zender:
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram