Juan Carlos
Mistério adensa-se! Rei emérito pode estar escondido em Azeitão

Realeza

Juan Carlos estará mesmo escondido em Portugal. Na mira da Justiça, o rei emérito terá procurado refugio em Azeitão, com a família Brito e Cunha – Espírito Santo

Qua, 05/08/2020 - 8:42

O mistério em torno do paradeiro de Juan Carlos continua, mas há uma nova informação que dá conta que o rei emérito espanhol está mesmo exilado em Portugal. O pai de Felipe VI está, de acordo com o El Confidencial, em Azeitão, com a família Brito e Cunha – Espírito Santo. Fontes próximas da família real relatam à publicação espanhola que Juan Carlos viajou de carro até à cidade de Azeitão onde foi recebido pela família com a qual tem uma relação muito próxima desde a altura que viveu exilado no Estoril.

Juan Carlos estará instalado na Quinta do Peru, propriedade de João Brito e Cunha [amigo de longa data do rei emérito e pai da atriz Ana Brito e Cunha] e Ana Filipa Espírito Santo. 

Contactado pelo Diário de Notícias, o Ministério dos Negócios estrangeiros português recusou-se a comentar se tinha informação sobre o paradeiro de Juan Carlos. Contudo, fonte policial confirmou à TVI que está a ser delineado um plano de segurança para que Juan Carlos viva no nosso País. 

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, afirmou desconhecer se o monarca está ou não a viver em Portugal. «Havia uma resposta politicamente correta que era dizer que não deveria comentar (…), mas vou mais longe, porque verdadeiramente não sei e penso que as autoridades portuguesas também não têm conhecimento sobre essa matéria». 

«Está onde não o encontrem»

Acresce, o facto da casa real espanhola não negar a presença de Juan Carlos em Portugal, estando a aguardar a autorização do monarca para divulgar ou não o seu paradeiro. Certo é que o rei emérito pretende estar escondido dos olhares públicos. Na mira da justiça, o marido da rainha Sofia «está onde não o encontrem», diz o El espanhol. 

Depois de ter sido avançado, inicialmente, que Juan Carlos estaria no Estoril, Cascais, a imprensa espanhola chegou a avançar que Juan Carlos teria viajado até à República Dominicana, a partir do Porto. Mas, um dia depois, a ilha das Caraíbas desmentiu a entrada do rei emérito. O Ministério dos Negócios Estrangeiros dominicano garantiu não ter qualquer informação da presença de Juan Carlos no país.  

Juan Carlos abandona Espanha no meio de um escândalo financeiro que está a ser investigado pela Justiça (os crimes em causa são evasão fiscal e branqueamento de capitais) e mais um escândalo amoroso. Esta segunda-feira, dia 3 de agosto, comunicou oficialmente ao filho, o rei Felipe VI, que a mudança acontecia «perante as repercussões públicas que certos eventos passados» estão a ter na sua «vida privada.»

A notícia foi avançada pelo Palácio da Zarzuela, onde Juan Carlos viveu nos últimos 58 anos. Em comunicado, o rei emérito de Espanha informa o rei Felipe VI da intenção de «abandonar» o país que governou durante quase 40 anos.

 

Os milhões escondidos na Suíça

Juan Carlos está na mira da Justiça pelos milhões que tem escondidos em paraísos fiscais. A imprensa espanhola dá conta que o monarca terá recebido 100 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros) da Arábia Saudita, em 2008. O dinheiro esse que terá sido depositado num banco suíço. Alegadamente, estes milhões foram pagos a Juan Carlos por este ter servido de intermediário na adjudicação a um consórcio de empresas espanholas às obras do comboio de alta velocidade entre as cidades sauditas de Medina e Meca. 

Os milhões que deu à amante Corinna

O pai de Felipe VI terá dado parte destes milhões que recebeu diretamente do monarca da Arábia Saudita à amante Corinna Larsen. A alemã já confirmou que recebeu 64,8 milhões de euros do marido da rainha emérita Sofia, dinheiro proveniente da referida conta obscura da suíça. Durante a investigação que ainda se encontra a decorrer, Corinna Larsen garantiu que o dinheiro que recebeu foi «um presente». 

Corinna, que viveu um romance com Juan Carlos durante dez anos, afirmou que o monarca lhe transferiu 64,8 milhões de euros para a sua conta «não para se livrar do dinheiro», mas «por gratidão e amor» e para «garantir o seu futuro» e o dos seus «filhos». 

Em março deste ano, Felipe VI abdicou da herança do pai, na sequência deste escândalo financeiro. 

O novo escândalo amoroso

O rei emérito está também a ser notícia por, alegadamente, ter uma nova amante. Antes de se mudar para Portugal, Juan Carlos já tinha abandonado o Palácio da Zarzuela, em Madrid, a residência oficial da família real espanhola. Viveu temporariamente na Cidade Real, em Toledo, na propriedade de um amigo, com “uma mulher casada, na casa dos 70 anos, com filhos e um neto”. A relação não será antiga, apesar de os dois se conhecerem há anos. 

Ao longo de 82 anos de vida, Juan Carlos foi associado a vários casos amorosos. A mulher, Sofia de Espanha, sempre fechou os olhos, mas há muito que o casamento é apenas de fachada

 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram