Juan Carlos
“Aqui não incomodo a Coroa”: rei emérito lança livro polémico

Realeza

Juan Carlos exilou-se em Abu Dhabi há mais de um ano. Agora, o rei emérito de Espanha prepara-se para publicar uma biografia que aborda alguns temas polémicos da Coroa.

Dom, 03/10/2021 - 11:50

Juan Carlos exilou-se em Abu Dhabi há mais de um ano e, desde então, não fez qualquer declaração pública. No entanto, o rei emérito de Espanha manteve-se em contacto com a jornalista e escritora Laurence Debray e juntos preparam-se para lançar um livro sobre como tem sido a vida do monarca longe da Casa Real espanhola.

Segundo avança a imprensa espanhola, a jornalista escreveu um biografia de Juan Carlos, onde são abordadas todas as polémicas em que se viu envolvido nos últimos tempos e como está a relação do rei emérito com a família real. De acordo com a obra, Felipe VI terá cortado relações com o pai e nem o felicitou no seu último aniversário, celebrado em janeiro. 

“Alguns estão muito contentes por eu me ter ido embora”, revela o rei emérito, de 83 anos, no novo livro de Debray, onde também descreve o local onde e com quem tem vivido durante o seu exilio. O único tema que não vai ser abordado no livro “Mi rey venido a menos”, que vai ser publicado no próximo dia 6 de outubro, são as questões económicas. No entanto, Juan Carlos não deixou de falar no seu legado na Coroa de Espanha: “As instituições que deixei deveriam ser suficientes. Elas falam por si próprias, mas é verdade que as instituições se destroem mais facilmente do que se constroem.”

Na mesma obra, Juan Carlos refere que “não sabe mesmo” quando ou se regressa a Espanha, admitindo que “sentia muitas pressões” enquanto soberano da realeza espanhola. O rei emérito mostra-se ainda convicto das razões que o levaram a deixar a Casa Real e Espanha: “Porque aqui não incomodo a Coroa.”

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram