O cantor José Mário Branco faleceu esta terça-feira, dia 19 de novembro, aos 77 anos. O álbum mais emblemático do artista foi «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades».
Foi compositor e produtor da maioria dos álbuns do fadista Camané. «Resistir é Vencer» foi o seu álbum mais recente, lançado em 2004. A notícia da sua morte foi avançada pela RTP.
José Mário Branco: um dos maiores nomes da música de intervenção
José Mário Branco foi um dos maiores nomes da música portuguesa de intervenção na altura do Estado Novo. O cantor e autor aderiu ao PCP [Partido Comunista Português], foi perseguido pela PIDE e viu-se obrigado a sair de Portugal em 1963 e foi viver para Paris, França. Em 1971 lançou então o seu álbum mais célere, «Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades».
Só em 1978, quatro anos depois da Revolução de 25 de abril, é que José Mário Branco regressa à terra natal. Além da música, o cantor passou também pelo teatro
Nas redes sociais, Jorge Gabriel já reagiu à morte do cantor e autor. «Até sempre», escreveu o apresentador da estação pública na legenda de uma fotografia que partilhou de José Mário Branco. Também a atriz Joana Seixas decidiu homenagear o cantor neste dia ao partilhar um excerto da letra da música «Inquietação», da autoria de José Mário Branco.
Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Cristiano Ronaldo
Desiludido com Georgina Rodríguez e tudo por causa dos filhos: “Tinha a obrigação…”
-
2Nacional
Marco Paulo
Eis o motivo para a família não herdar um cêntimo
-
3Nacional
Fernando Daniel
Volta a ser arrasado no The Voice Kids: “ Tamanha arrogância “
-
4Nacional
Marco Paulo
Afinal, irmãos e sobrinhos ainda podem conseguir ‘reclamar’ parte da fortuna: “Se assim for…”