José Fragoso é o senhor que se segue na Direção de Informação da RTP. O atual Diretor de Programas da estação pública de televisão acumula assim os dois cargos, um modelo que esteve em vigor em 2001 na RTP, sob a alçada de Emídio Rangel.
A nomeação de José Fragoso, avançada esta quinta-feira, 19 de dezembro, surge na sequência da demissão de Maria Flor Pedroso, juntamente com a restante Direção de Informação, na passada segunda-feira. Fragoso será o terceiro a assumir o cargo no espaço de 12 meses. Maria Flor Pedroso assumiu o cargo em outubro de 2018, após a saída de Paulo Dentinho, na sequência de uma polémica que envolveu um post sobre Cristiano Ronaldo.
Nomeado pela administração da RTP, José Fragoso terá ainda de ser sujeito ao parecer vinculativo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Líder discreto e ganhador
José Fragoso regressou à RTP em junho de 2018, uma década depois de ter exercido as mesmas funções. Pelo meio, passou pela TVI, canal de onde se demitiu em 2010, apenas um ano e meio depois de assumir o cargo. Sob a sua alçada, a RTP reformulou a sua programação e cresceu nas audiências, fazendo atualmente frente à TVI. É também debaixo da sua direção que a estação pública de televisão se foca na produção de ficção nacional, documentários e também em formatos de entretenimento ganhadores.
Nomes como Filomena Cautela e Vasco Palmeirim conheceram nesta atual direção de programas, maior destaque na RTP1, tendo ganhado mais espaço em antena e, também, conquistado audiências para o primeiro canal. Discreto e focado, aquele que será o homem com mais poder na estação pública de televisão (caso a sua nomeação tenha parecer positivo da ERC) alcançou também outro feito: segurar Fernando Mendes, o líder incontestado dos finais de tarde.
Texto: Raquel Costa; Fotos: Arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram