30 de novembro é o dia que marca o regresso de José Eduardo Moniz à antena da TVI. Deus e o Diabo foi originalmente apresentado pela estação de Queluz de Baixo em junho de 2015, mas o formato acabaria por ficar na gaveta três anos.
Agora, chegou o dia D e o homem que transformou a TV portuguesa no início do século XXI vai voltar à caixinha mágica… mas pelo lado do jornalismo. «Voltar a fazer televisão em direto, como fiz durante muitos anos, é uma sensação única», começa por dizer José Eduardo Moniz, à margem da festa de comemoração da vitória do Emmy Internacional, arrecadado pela novela Ouro Verde.
«Vão ver jornalismo sério, muito frontal, sem papas na língua»
O consultor de conteúdos e entretenimento da TVI, que começou a sua carreira profissional como jornalista, diz estar muito satisfeito por poder voltar a por em prática a sua formação inicial. «A sensação do direto é uma coisa muito relevante e voltar a minha capacidade jornalista para fazer qualquer coisa que é absolutamente nova é muito estimulante e motivador», conta.
O antigo diretor geral da estação de Queluz de Baixo levanta ainda o véu sobre o que vai ser Deus e o Diabo. «Não pensem que vou fazer um debate, uma entrevista… É um formato que tivemos o cuidado de guardar em segredo desde há já dois anos e pouco. Peguei nele há poucos dias mas espero que os portugueses gostem porque vão ver jornalismo sério, muito frontal, sem papas na língua. Vão ver jornalismo que chama as coisas pelos nomes».
Deus e o Diabo estreia-se na TVI esta sexta-feira, 30 de novembro, no Jornal das 8.
«Acontece que eu estou de um lado, a Manela está do outro»
O regresso de José Eduardo Moniz à antena acontece quase dois meses depois de a mulher, Manuela Moura Guedes, regressar ao pequeno ecrã… mas na SIC. O marido d’A Procuradora afiança que, em casa da família Guedes Moniz, o trabalho fica à porta.
«Casa é casa, trabalho é trabalho. Acontece que eu estou de um lado, a Manela está do outro. Estamos em dias diferentes, temos abordagens diferentes da atualidade. Seguramente, temos formatos muito diferentes e ainda ninguém sabe sequer como é que vai ser o meu, a não ser eu e a TVI. São coisas que acontecem e normais na vida», afiança Moniz.
Recorde-se que José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes trabalharam juntos na TVI, ele como diretor geral, ela como responsável pelo Jornal Nacional. Moniz abandonaria a estação em 2009 e Moura Guedes rescindia um ano depois. José Eduardo Moniz regressava em 2014 para ocupar o atual cargo.
Texto: Ricardina Batista e Ana Lúcia Sousa | Fotos: Marco Fonseca
Siga a Revista VIP no Instagram