José Carlos Malato mostra-se indignado com o aparato em torno do último adeus à Rainha Isabel II, que está a decorrer durante esta segunda-feira, 19 de setembro. Este momento, carregado de pesar e simbolismo, está sob o olhar atento do mundo e tem sido um assunto bastante comentado nas redes sociais.
O apresentador da RTP1 tem feito questão de manifestar a sua opinião através de InstaStories, ferramenta do Instagram: “Já lá vai a rainha para o seu descanso eterno. Viveu mais uns dias, apesar de morta. Não se pode adiar mais. E agora?”, reagiu.
Contudo, esta não foi a primeira vez que José Carlos Malato comentou o falecimento da monarca. Há cerca de 7 dias, comentou: “A rainha morreu. A sobrevivência da monarquia, em geral, não depende do facto de andarem a passear o seu cadáver”.
A última homenagem à Rainha Isabel II
O funeral da Rainha Isabel II começou hoje de manhã, 19 de setembro, 11 dias após a morte da monarca. Às 08h00 em ponto, pontualidade britânica, o Reino Unido cumpriu um minuto de silêncio, em homenagem à rainha. O cortejo fúnebre começou às 10h45, no qual o caixão da monarca foi transportado numa carruagem de artilharia com 123 anos e escoltada por 142 oficiais. O cortejo militar foi liderado pelo filho, o rei Carlos III.
O corpo da rainha de 96 anos entrou na Abadia de Westminster, em Londres, onde se casou e foi coroada, com cerca de 2 mil pessoas a observar. Atrás do caixão, seguiu o rei, Carlos III, e de seguida os outros filhos e netos da Rainha. A cerimónia religiosa foi contida, não existindo manifestações exteriores de muito sofrimento para resguardar os príncipes mais novos. Contudo, a presença dos mesmos demonstra uma família unida, preparada deste sempre para servir a pátria.
Saiba mais sobre o cortejo fúnebre aqui.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais
Siga a Revista VIP no Instagram