João Ricardo perdeu a vida a 27 de setembro de 2017, deixando o País em profunda tristeza. Tinha 58 anos e lutava contra um cancro na cabeça, deixando o filho Rodrigo, na altura com 12 anos, desolado.
O ator e encenador português era um dos mais carismáticos artistas da ficção nacional e foram muitas as novelas que contaram com a sua participação. Atualmente, a SIC está a emitir novamente Rainha das Flores, onde vestiu a pele do malvado Moisés, que batia na mulher e no filho. Um papel forte que ficou na memória dos portugueses.
«Irá trazer a nível psicológico um maior sofrimento»
Em declarações à VIP, a psicóloga Marta Dias refere que não é fácil para a família e amigos de João Ricardo ultrapassar um processo de luto, estando constantemente a confrontarem-se com a imagem do ator.
«O processo de luto envolve um conjunto de adaptações, entre elas aprender a lidar com a ausência física do ente querido. Porém, este processo torna-se bastante duro quando são reativadas constantes memórias acerca do mesmo através da televisão», começa por dizer-nos.
«Este torna-se um aspeto que para a família e amigos irá trazer a nível psicológico um maior sofrimento, na medida em que, confrontarem-se diariamente com a imagem do ator, envolve uma constante confrontação com a dura realidade que é, o ator já não estar mais entre nós», acrescenta.
Para mais informações, consulte:
Marta Dias, psicóloga
https://www.psicologiaclinicanalinha.com
Texto: Filipa Rosa; Fotos: D.R.
Siga a Revista VIP no Instagram