João Rendeiro está preso há quase um mês numa cadeia sul-africana e até agora não teve qualquer contacto telefónico com a mulher, Maria de Jesus Rendeiro. O ex-banqueiro tem direito a fazer chamadas telefónicas a partir da prisão, mas o único contacto que tem tido é com a advogada, June Marks, avança o Correio da Manhã.
O ex-homem-forte do BPP está em prisão preventiva na cadeia de alta segurança de Westville, uma das mais temidas da África do Sul. Desde que lhe foi recusada a liberdade sob fiança, em 17 de dezembro, que Rendeiro nunca mais saiu da prisão. Passou o Natal e o Ano Novo na cadeia, sem visitas da advogada ou notícias da família. Não tem filhos e a mulher era o principal apoio em Portugal.
Mulher de Rendeiro denunciou-o
Contactada pelo mesmo jornal, a advogada June Marks confirmou que o visita com alguma regularidade e que “ele parece bem”. Maria de Jesus Rendeiro encontra-se em prisão domiciliária na mansão do casal na Quinta Patino, em Cascais. A mulher de João Rendeiro é suspeita de crimes ligados às obras de arte do antigo presidente do BPP. Quando foi detida e interrogada, denunciou-o às autoridades. Sob forte pressão e após várias horas de interrogatório, revelou que o marido estava escondido na África do Sul e mantinha contacto com ele através de canais de comunicação encriptados.
A pista dada ao Ministério Público consolidou a investigação que estava em curso para a captura do foragido. Nessa altura, Maria de Jesus, que ficou para trás quando o marido fugiu, não forneceu mais detalhes – nem cidade e muito menos a morada exata. Em tribunal, Rendeiro assumiu que o objetivo é que a mulher também se mudasse para aquele país africano a breve trecho.
Texto: Tomás Cascão; Fotos: Impala e DR
Siga a Revista VIP no Instagram