João Paulo Rodrigues não gosta de ficar parado e, além da televisão, o apresentador tem uma nova paixão. O companheiro de ecrã de Júlia Pinheiro, agora com 40 anos, «está a estudar aviação», contou uma fonte próxima ao nosso site.
Depois de João Paulo ter mostrado, no Instagram, alguns apontamentos relacionados com esta área, vários seguidores ficaram desconfiados. E confirma-se. «Ele quer ser piloto», contou-nos a mesma fonte. «Anda a ler todos os dias».
«Há muito tempo que se prepara para a saída da televisão»
Com os olhos postos no futuro, o humorista não quer ficar parado e (depois de já ter um curso de piloto privado PPL – Private Pilot License) poderá estar a tirar o ATPL – Air Transport Pilot License. Este curso dá-lhe habilitações para ser piloto de aviação civil. Posteriormente, caso queira trabalhar para uma companhia específica, terá de tirar outros cursos complementares.
«Há muito tempo que se prepara para a saída da televisão», disse a fonte próxima. O apresentador não gosta de «fechar portas», por essa razão, também «nunca deixou de fazer espetáculos de stand up comedy».
Por fim, disse-nos: «Ele sabia que o programa podia não durar», como tal, apesar de ainda ter contrato na SIC por mais um ano, quer ter outras opções.
O trajeto de um piloto
A VIP «voou» mais além e falou com um futuro piloto. Não é qualquer um que arrisca aventurar-se no mundo da aviação e o trajeto é longo e difícil.
No processo de admissão é preciso «ter o dinheiro e o certificado médico que indica que a pessoa está fisicamente apta». É também necessário ter as disciplinas de Matemática e Física do 12º ano e, caso não tenha, «faz-se um curso breve e um exame», conta o aluno piloto.
Quanto ao tempo do curso, os alunos têm um «prazo máximo de 36 meses para a conclusão». Paralelamente a isto, «a partir do momento em que se vai à ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil, onde são realizados os exames – os estudantes têm 18 meses para concluir a parte teórica do curso».
Na parte teórica, João Paulo Rodrigues terá de passar por vários testes e tem «quatro tentativas para concluir cada cadeira». Se chumbar mais do que quatro vezes «tem de fazer tudo de novo». A nota mínima «para passar é de 75 por cento».
Os prazos têm de ser cumpridos à risca, caso contrário, o aluno tem de voltar a pagar o curso.
Cursos andam entre os 53 mil e os 75 mil euros
O aluno piloto explicou-nos também que «os valores diferem de escola para escola». «Neste momento andam entre 53.000 e 75.000 euros, valor base e com número de horas a variar de escola para escola.»
«É possível conciliar o trabalho e os estudos, contudo, desta forma, acaba por se tornar uma verdadeira odisseia», testemunhou.
No final, «é um curso que habilita os estudantes a concorrer a companhias aéreas, no entanto, quando forem aceites como oficial de piloto numa companhia, terão de realizar um novo curso».
Percorra a galeria e repare no bolo de aniversário do apresentador. O doce já mostrava a paixão pela aviação.
VEJA AINDA: Júlia Pinheiro «adoraria» fazer topless
Fotos: Via Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram