João Moura foi detido na passada quarta-feira, dia 19 de fevereiro, na sua herdade, em Monforte, por alegado crime de maus tratos a animais de companhia. A Guarda Nacional Republicana (GNR) mostrou os cães do cavaleiro, de 59 anos, em estado de subnutrição, tendo tratado de os resgatar.
No seguimento da notícias, Filipa Telles de Carvalho, ex-mulher de João Moura, terá recorrido ao Facebook para defender o pai dos filhos e esclarecer que investigação levada a cabo pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR não partiu de uma queixa sua.
«Venho por este meio expor toda a minha indignação referente ao que tem sido publicado em relação ao João Moura, pai dos meus filhos, e que agora até dizem que a queixa vem da minha própria pessoa», terá começado por escrever, segundo um texto partilhado pelo Farpas Blogue.
«Só uma pessoa sem o mínimo de princípios, formação e valores faria algo para prejudicar o pai dos meus filhos e, claro, automaticamente, os meus filhos! Se tenho algum problema com ele, é com ele que trato, não preciso de mais ninguém ao barulho, porque sempre resolvi os meus problemas frontalmente e de forma reta! Sempre conheci o João como uma pessoa que dedica o seu tempo aos animais, em especial aos galgos, devido à sua adoração pelo desporto de galgos a corricão, e que me ensinou a gostar do mesmo desporto, não com a mesma dedicação que ele impõe», lê-se na publicação que se dedica ao mundo das touradas.
«Nunca lhe vi tomar alguma atitude de maus-tratos»
Dado que João Moura é acusado de maus-tratos aos cães de raça galgo inglês, na nota que terá divulgado nas redes sociais, Filipa afirma que nunca presenciou tais atitudes e até chegou a ver o ex-marido a dar «bifes da vazia» a uma das cadelas de competição.
«Nunca, mas nunca, em todo o tempo que vivi com o João lhe vi tomar alguma atitude de maus-tratos, bem pelo contrário, se possível até passa o dia todo com eles. Tem os seus defeitos como todos nós temos, só uma pessoa que não se olhe ao espelho, e não veja que tem defeitos, será completamente estúpida em admiti-lo! Tendo isto em conta, e para conhecimento geral, cheguei a ver o João a dar à “Ajera”, cadela que foi Campeã de Espanha, bifes da vazia (proteína) só para a menina estar bem para o campeonato!»
Filipa terá terminado, dando a entender que João Moura passa por dificuldades financeiras, o que pode ser a razão para que os animais tenham sido encontrados em estado de subnutrição.
«Logo, daqui se vê a pessoa que ele é, já para não falar a todas as pessoas que ajudou durante toda a vida, e que hoje em dia lhe viram as costas! Mas por aqui teria que me alargar mais e não é o assunto em causa. Para terminar, o João só dá aquilo que pode nos dias de hoje… E com isto me fico! Para bom entendedor meia palavra basta. Para quem está a pôr o meu nome em causa em relação à queixa, se os tiver no sítio, agradeço que me diga alguma coisa, pois gosto das coisas muito bem esclarecidas», terminou.
João Moura e Filipa Telles de Carvalho estiveram juntos durante dez anos. Em 2017, o casamento entre o cavaleiro e a fisioterapeuta chegou ao fim. Da relação nasceram dois filhos, Tomás e Madalena. João Moura é ainda pai de João Moura Jr., Rita e de Miguel.
Em comunicado enviado à nossa redação, a Associação Nacional de Toureiros demarca-se do caso João Moura, acusado de maus-tratos a animais. Saiba mais no Portal de Notícias Impala.
Texto: Mariana Almeida; Fotos: arquivo Impala
Siga a Revista VIP no Instagram