João Maria Pinto
Depressão, operações e enfarte. Ator relata problemas de saúde: “Eu não existia”

Nacional

João Maria Pinto foi convidado do “Dois às 10”, da TVI, e abriu o coração para falar sobre alguns problemas de saúde que enfrentou ao longo dos anos.

Qui, 29/07/2021 - 19:00

João Maria Pinto foi convidado do “Dois às 10”, da TVI, esta quinta-feira, 29 de julho, e revelou a Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos alguns dos problemas de saúde que enfrentou ao longo dos anos.

O ator, de 75 anos, natural de Braga, contou que nasceu com uma má formação arteriovenosa que só foi descoberta aos 40 anos, com um ataque de epilepsia. “Eu tinha uma má formação artéria venosa de nascença (…) os vasos capilares começam a baralhar-se uns outros e forma-se uma massa que só se revela por epilepsia nos 40 anos. Foi o que me aconteceu”, começou por referir em direto.  João Maria Pinto entrou na unidade hospitalar e foi operado de urgência à cabeça. 

Um ano antes, o ator da novela “Bem Me Quer”, da TVI, entrou num profundo estado de depressão. “A depressão era cada vez mais profunda, que eu era capaz de passar um dia inteiro sentado a olhar para ontem, mais nada. Não sentia absolutamente nada”, disse, acrescentando: “Não temia pela vida. Eu não estava cá, eu não existia. A vida não tinha sentido”. 

Sem recear o pior, o artista nunca sentiu medo do bloco operatório e sempre confiou na medicina. “Aquilo começa a fazer pressão numa determinada sombra do cérebro e apaga tudo, as memórias, o humor. (…) Depois de me tiraram o ‘chouriço’, como eu digo eu costumo chamar, automaticamente comecei a dizer ‘já me lembro de tudo’ (…) era uma excitação completa”, confessou.

Depois, em 2012, João Maria Pinto voltou ao hospital para ser operado ao coração após sofrer um enfarte: “Tive que colocar três bypass”.

Carolina Picoito sobre o pai: “O meu pai ficou um vegetal imenso tempo”

A dada altura, a filha do artista, Carolina Picoito, que também estava presente em estúdio, foi chamada por Cláudio Ramos. A cantora entrou em cena e revelou ainda mais pormenores sobre a vida dramática do pai.” O meu pai ficou em coma e um vegetal imenso tempo. Esse problema ficou para o resto da vida. O meu pai é um reflexo também disso. E depois também teve um problema muito grave no pulmão (…) sempre se achou que era maligno. No bloco operatório o médico veio aos gritos, com as luvas cheias de sangue, dizer que era benigno”, confidenciou.  A operação veio na sequência da descoberta de um nódulo no pulmão de João Maria Pinto.

Aos olhos de Carolina Picoito, o pai é “um sobrevivente”, disse. O ator tem ainda mais duas filhas. 

O ator está em ensaios para uma peça do Hélder Costa, com estreia marcada para setembro, na Barraca. 

Em 1980, João Maria Pinto estreou-se no pequeno ecrã com “Zé Gato” e participou em diversas séries e novelas como “Conta-me como Foi”, “Chiquititas”, “Floribela”, “Rosa Fogo”, entre outras. Também deu nas vistas no programa de humor “Malucos do Riso”, da SIC, e recentemente entrou no filme “A Palavra Mágica”. 

Texto: Carolina Sousa; Fotos: DR e Redes Sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram