João Catarré deu uma entrevista exclusiva a Daniel Oliveira no Alta Definição, a primeira desde que se afastou do pequeno ecrã graças a um problema cancerígeno. O ator contou que descobriu que estava doente em junho. “Senti um ligeiro cansaço e pensei a idade já está a funcionar, mas não, era outra coisa“, explicou, confirmando que se deparou “com uma situação de saúde grave”. Ainda assim, garantiu: “aconteceu porque tinha que acontecer”.
Catarré recebeu a notícia de forma crua, experienciou um forte medo mas depois, focou-se na resolução. “Foi cru e objetivo. A linguagem médica é muito assim. Foi-me dito de uma forma crua que iria ter de ser visto de outra forma. Quando recebi a informação, estava com a Joana (Pais de Brito), ficamos a olhar um para o outro e parece que a informação não bateu”, começou por contar.
“Rapidamente esse medo foi substituido por resolução. Vamos lá tratar disto. Há uma mudança no chip, na nossa cabeça. O medo deve ter durado pouco tempo. É claro que há soluções médicas clínicas. Mas se a nossa mente não está preparada, a medicação também não tem o efeito certo”, continuou o ator., que disse ainda: “Quando nos calha, pensamos isto afinal não é só aos outros, também nos acontece a nós. E agora?”
A ajuda da companheira, Joana Pais de Brito. “Sofremos os dois com isto”
A ajuda da sua parceira, a também atriz Joana Pais de Brito foi fundamental para o ator. “Acima de tudo foi a companhia, o respeito, a amizade, o amor. Quando digo que resolvi a situação, falo no plural. Resolvemos a situação. Sofremos os dois com isto (…) Rimos bastante, dentro desta situação toda. Não deixamos de fazer as nossas coisas em prol do que estava a acontecer”.
A notícia de que a doença estava ultrapassada!
A questão de saúde está resolvida? “Completamente!”, garantiu o ator. Quando lhe ligaram a contar que o doença estava ultrapassada, João Catarré reagiu assim: “Fiquei todo contente. A Joana ficou toda contente. Começamos aos gritos, aos saltos, a festejar. Foi uma lufada de ar fresco, foi um peso que saiu de cima…”
As mudanças físicas
Daniel Oliveira quis saber como João Catarré lidou com as notórias diferenças físicas que o seu corpo sofreu. O ator respondeu: “Acho que isso é o menos preocupante, a mudança física. E notas a diferença, mas como é tão gradual, não é uma mudança abrupta. Ainda por cima, nós, como atores, temos de estar sempre a mudar de visual”.
Hoje, João Catarré, que assume ter vivido o “maior desafio da sua vida” diz ser um homem “com menos preocupações. Mais feliz, com várias ambições profissionais, um homem que ama, que é amado, portanto, um homem feliz”.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Instagram e Impala
Siga a Revista VIP no Instagram