O fadista João Braga atravessa um momento extremamente doloroso. A mulher, Ana Braga, faleceu há um mês. A notícia foi mantida na privacidade da família e só agora foi revelada pelo filho, Miguel Braga, ao divulgar a data da missa de homenagem, que decorreu na igreja da Encarnação, no Chiado, em Lisboa.
João Braga tinha em Ana o seu maior apoio. O casal viveu uma longa história de amor que durou a vida inteira. Estavam casados desde 4 de outubro de 1971 e juntos foram pais de dois filhos, Miguel e Filipe Nobre Guedes Braga.
Uma vida dedicada à família
Grande amiga de Ana Braga, Helena Sacadura Cabral, mãe de Paulo Portas, prestou-lhe uma homenagem através de um texto que publicou no seu blogue.
«Nem todos a conhecem por este nome, já que nasceu como Ana Nobre Guedes. Mas casou com o fadista João Braga e decidiu assumir o nome do marido. Era uma mulher discreta, uma amiga verdadeira, uma companheira e mãe fiel aos seus princípios e o motor do clã que criou. Foi na sua casa que, muita gente de direita conviveu com gente de esquerda, apesar de ter sido obrigada a fugir para o Brasil para conseguir sobreviver, e disso não guardar rancor», revelou Helena Sacadura Cabral. «Era, enfim, alguém cuja vida foi dedicada à família, como tantas outras mulheres que ninguém conhece, e que põem, na sombra, o País a funcionar. Conheci bem o casal e a descendência que construiu. Possivelmente, ninguém falará da sua morte. Mas eu tenho uma imensa tristeza por a ter perdido e sei que muitos amigos nossos, dirão o mesmo. Que Deus a receba de braços abertos! », acrescentou.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Impala
Siga a Revista VIP no Instagram