João Baptista dá vida ao falso padre na mais recente aposta de ficção da SIC, a novela Terra Brava. Filipe envolve-se romanticamente com Tina, personagem interpretada por Luciana Abreu. Juntos, protagonizam as cenas mais escaldantes da história mas os momentos de intimidade não representam qualquer constrangimento para o ator, que assume ter uma grande química com a atriz.
Em entrevista ao nosso site, durante as gravações de um dos episódios da novela, João Baptista revela que sente uma química muito grande com Luciana Abreu, um fator que o tem ajudado a interpretar as cenas mais íntimas que tem com a atriz.
«Eu e a Luciana temos uma química muito grande. A Luciana é uma excelente artista e é uma pessoa com quem eu tenho um gozo enorme em contracenar. Ela dá-me todas as reações que eu preciso para reagir da maneira certa. Eu e a Luciana funcionamos muito bem», frisou o ator.
Esta cumplicidade entre os atores acaba por chegar às pessoas que assistem à novela, na opinião de João Baptista. [Essa química] «passa cá para fora. As pessoas gostam mesmo muito de nos ver trabalhar juntos», afirmou o ator, acrescentando que o feedback do público tem sido muito positivo.
«Recebo muitas mensagens pelo Instagram de pessoas a agradecerem e a elogiarem. Algumas dizem que só vêem a novela para ver o Padre. É uma novela muito bem escrita, da qual eu me orgulho muito de fazer parte», referiu.
O Filipe «tem o coração no sítio certo»
Esta é uma personagem que está a ser cativante para João Baptista que tem de interpretar uma personagem que assume uma identidade falsa mas que, tal como faz questão de frisar, «tem o coração no sítio certo.»
«O Filipe tem o coração no sítio certo. É uma boa pessoa, simplesmente, não teve as decisões mais acertadas durante a vida dele e chega a um ponto em que se apaixona por esta vida de padre, porque sente o carinho e o amor das pessoas à volta, algo que ele nunca teve antes», explicou o ator. «Isso é que é muito giro na personagem e cativante», destacou.
Fora do ecrã, o feedback que recebe do público tem sido o melhor. «As pessoas estão a amar o Padre. A novela começou, as personagens instalaram-se e, entretanto, o Padre caiu quase como ‘uma bomba’» e o facto de ele ser uma boa pessoa é uma coisa que eu adoro nesta personagem», justifica o ator, desvendado de seguida parte da trama a que vamos assistir brevemente, em Terra Brava.
«O Filipe acaba por admitir que não é padre perante a vila porque sente uma injustiça muito grande no que está a fazer. Ele fica com um amor tão grande pelas pessoas que não consegue viver e lidar com aquela situação», desvenda o ator, revelando uma das cenas mais caricatas que irá acontecer num dos próximos episódios da novela da SIC.
«Há uma cena muito engraçada», começa por contar o ato. «Ele [o Padre] confessa-se, a polícia chega e leva-o para a esquadra para depois ir a tribunal e a Dona Prazeres entra lá dentro, a dizer que é mentira e que é obvio que ele é o padre, e que apenas não está bem, que está a ter um ataque psicótico… Ou seja, ela não acredita», revela João Baptista.
«O que é giro na personagem do Filipe é o facto de ele sentir mágoa por ter enganado as pessoas que acreditaram nele e, é por isso, que ele acaba por se confessar. É uma cena muito bonita», refere o ator.
Texto: Sofia Santos Cardoso | Fotos: Marco Fonseca
Siga a Revista VIP no Instagram