Joana Pais de Brito
A história da sósia de Cristina Ferreira
O teatro, a televisão e o cinema fazem parte da sua vida
Qua, 20/02/2019 - 14:40
O teatro, a televisão e o cinema fazem parte da sua vida
Qua, 20/02/2019 - 14:40
Atriz desde 2011, Joana Pais de Brito, de 35 anos, ficou conhecida graças ao trabalho de imitação que desempenhou em Donos Disto Tudo, RTP1. A atriz criou o boneco de Cristina Ferreira no programa da RTP1, que terminou no final do ano passado, e depressa se tornou num sucesso. Substituiu esta manhã Cristina Ferreira no programa da SIC e arrancou gargalhadas em estúdio.
Mas não é o único boneco que tem arrancado elogios tanto dos espetadores como do público. Joana Pais de Brito deu cartas também a imitar Ana Malhoa.
«Comecei tardiamente nesta área. Era terapeuta ocupacional, trabalhava em psiquiatria num programa de reabilitação psicossocial, com pessoas que não se enquadravam na sociedade. Eu dava uma ajudinha», começa por explicar a Joana Pais de Brito, em entrevista a Cristina Ferreira, na SIC.
A atriz deixou esse ramo para se dedicar ao sonho da representação. «Gostava muito da minha profissão, mas redescobri esta paixão muito antiga, de ser atriz. Sempre quis ser, fui muito ao teatro, desde muito cedo, mascarava-me. Mas meti na cabeça que tinha de tirar um curso, comecei a trabalhar, até que me deu um clique e fui tentar. Foi uma aventura, fui parar a Nova Iorque, onde estive dois anos a estudar interpretação. Já tinha 26, depois regressei e comecei logo», continua a revelar.
Joana Pais de Brito está mais associada a programas de humor pela participação em Donos Disto Tudo, mas a atriz garante ser versátil. «Sou uma oferecida, gosto de fazer tudo, e já fiz de tudo. Já fiz drama também. Este programa deu-me uma visibilidade inacreditável, é normal que as pessoas me associem mais à parte de humor», revela a atriz, que vai estar em cena com Monólogos da Vagina, ao lado de Júlia Pinheiro e Paula Neves.
Já entrou em Camada de nervos, Esquadrão de Amor, 2014, Agora Escolha, 2015, Donos Disto Tudo, 2015, Nelo e Dália, 2016, Madre Paula, Os Idiotas
Em cinema já fez A mãe é que sabe, 2016, e a Fábrica do Nada. Em teatro Querida Comprei uma Orquestra.
Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Fotos: Reprodução Instagram e DR
Siga a Revista VIP no Instagram