Joana Alvarenga, com 32 anos de idade, foi a madrinha da primeira edição da Mostra Internacional de Renda de Birlos, que decorreu na Serra D’el Rei, em Peniche, nos passados dias 19 e 20 de maio.
O evento tinha como objetivo promover a arte tradicional da Renda de Bilros, que possui séculos de existência. Esta arte, que encontra particular expressão em zonas piscatórias do litoral de Portugal, está muito associada ao concelho de Peniche. Neste certame participaram 18 delegações, sendo nove estrangeiras, que mostraram os seus trabalhos nos diversos desfiles.
LEIA AINDA: A nova escola de artes que conta com formadores bem conhecidos do público
Jorge Amador, com 53 anos, é o presidente da Junta de Freguesia da Serra D’el Rei e um dos três embaixadores mundiais da Renda de Birlos. «Há novas gerações bastantes interessantes nesta área, que trazem inovação e modernidade às Rendas de Bilros. Não creio que esta arte tão portuguesa esteja em risco. Aliás, têm sido cada vez mais usadas por grandes estilistas portugueses», referiu o organizador do evento.
A atriz revelou ao site da VIP que se sentia bastante orgulhosa por ter recebido o convite para participar na Mostra. «Nós temos de apoiar o que é nosso e eu gosto de promover os produtos portugueses!», revelou.
«É bom ver um país pequeno como o nosso cheio de talentos nas mais diversas áreas»
«O facto de termos vencido o Campeonato Europeu de futebol, a Eurovisão, os sucessos do Cristiano Ronaldo, levou o nome de Portugal para sítios onde ainda se pensava que o nosso país era uma província de Espanha.», referiu Joana Alvarenga, que acredita que estes sucessos recentes ajudam à ascensão de áreas como a moda e a representação, por exemplo.
A atriz e modelo, que está a atravessar uma fase repleta de trabalhos de publicidade, destaca o facto do seu rosto vir a estar espalhado, em breve, um pouco por todo o mundo devido a uma campanha fotográfica que realizou para uma marca de automóveis. «Voltei há pouco tempo para a família Face Models e não podia estar mais feliz. O meu agente, Pedro Alves, e toda a equipa estão a gerir a minha carreira da melhor forma!», disse.
No teatro abraça um projeto que se chama «26 de Abril: o dia seguinte», com encenação de Luis Lourenço. «Queremos levar esta peça às escolas no próximo ano lectivo, para que absorvam a História de forma divertida!», revelou ainda. Em televisão, admite que existem algumas possibilidades para breve.
Quem também desfilou foi Bruna Real, com 35 anos de idade. A professora e modelo, que em 2010 se viu envolvida numa polémica por ter posado nua para uma revista, está a leccionar há quatro anos na Nazaré. «Não fiquei traumatizada com o que aconteceu há oito anos, apenas triste porque gostava muito de leccionar na minha terra!», revelou.
LEIA TAMBÉM: Bruna Real volta às aulas
Fotos: D.R. e Reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram