Jo Cameron
Não sente dor, medo, nem ansiedade! Investigadores encontram motivo

Internacional

Jo Cameron, uma mulher britânica que descobriu aos 65 anos que não sente dor, medo, nem ansiedade, descobriu finalmente a razão.

Seg, 29/05/2023 - 12:25

A história de Jo Cameron ficou conhecida em 2019, quando tinha 65 anos, ao descobrir que não sentia dor, nem medo, nem ansiedade. Agora, dez anos mais tarde, os investigadores já  encontraram um motivo.

Atualmente com 75 anos, a mulher britânica tem uma mutação genética que lhe dá esse condição. A descoberta foi feita por especialistas da University College London. Além disso, acreditam que esta mutação (do gene FAAH-OUT) possa ajudar na cicatrização das feridas.

A investigação surgiu quando Jo foi resolver um problema no quadril, embora não sentisse dor. Operada nesse seguimento no Hospital Raigmore, nunca sentiu dor e os médicos garantiram que o tratamento era doloroso.

O estudo já está publicado e os investigadores encontraram ainda alterações noutros dois genes, BDNF e ACKR3, que podem também contribuir para a ausência de dor. Desta forma, esta investigação promete ajudar no desenvolvimento de medicamentos que ajudem na cicatrização de feridas.

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram