Jessica Athayde está de cama! A atriz está doente, com uma gastroenterite, e decidiu partilhar o seu estado com os fãs, pedindo, ao mesmo tempo, ajuda.
“Gastro! Sinto que levei com um camião em cima. Tenho febre e todos os sintomas. Mesinhas? Amor de mãe”, escreveu, esta segunda-feira, 18 de outubro, a mãe do pequeno Oliver através do InstaStory, ferramenta do Instagram. Na imagem, a artista surge deitada na cama a sorrir, apesar do ar debilitado, próprio do problema de saúde.
Como prevenir a gastroenterite
Nas últimas semanas multiplicam-se os casos de gastroenterite em Portugal, devido à época em que estamos. Segundo o site Médis, os meses quentes de verão, seja pelas temperaturas elevadas, refeições fora de casa ou viagens ao estrangeiro são propícios a este tipo de problema, em adultos e crianças. E este outono está a ser bastante quente.
Vírus, bactérias e parasitas são os principais responsáveis pela gastroenterite, infeção do aparelho digestivo cujos incómodos sintomas podem quebrar a tranquilidade da rotina.
A regra de ouro da prevenção desta infeção é a higiene. Lave as mãos com água e sabão sempre que necessário, antes e depois das refeições, e depois de ir à casa de banho.
Prefira produtos naturais e frescos aos pasteurizados. Limpe bem os utensílios usados na preparação de carne: a contaminação pode ocorrer entre superfícies ou utensílios, se não existirem precauções de higiene. Cozinhe muito bem os alimentos: a carne, os ovos, os moluscos bivalves e os crustáceos são veículos comuns de infeção.
A doença pode manifestar-se entre algumas horas e dias após o contágio. Queixas de mal-estar abdominal, náuseas, perda de apetite, dor de cabeça, febre, vómitos e/ou diarreia são os sintomas mais comuns de gastroenterite. Nas crianças pode ainda verificar-se irritabilidade. Em caso de febre e vómitos, certifique-se de que o seu filho se mantém hidratado, ingerindo pequenas porções de água.
Saiba mais aqui.
Texto: Filipa Rosa; Fotos: Redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram