Realizou-se esta segunda-feira, dia 11 de fevereiro, o jantar em homenagem a António Cordeiro que prometia juntar 5000 euros.
Nos últimos dias, foram vários os atores que fizeram um apelo nas redes sociais a promover um jantar de solidariedade, cujos fundos reverteriam, na totalidade, para António Cordeiro. De relembrar que o ator sofre de uma doença degenerativa que já lhe afetou as faculdades necessárias para exercer a profissão. Além disso, a situação financeira do artista encontra-se profundamente fragilizada…
Sensibilizados com a atual realidade do veterano, o evento foi realizado no restaurante D’ Bacalhau, em Lisboa, e, tal como conta, Pedro Lima, foi um verdadeiro sucesso. «Solidariedade é darmos um pouco do melhor de nós a quem precisa mais do que nós. Nesse gesto, cumprimos a missão de atenuar o que consideramos injusto, geramos um momento de paz interior e sobretudo transmitimos ao outro a ideia de que não está sozinho e desamparado e que pode contar com a nossa força para ultrapassar obstáculos inesperados e difíceis de compreender», escreveu Pedro Lima, numa publicação em que aparece ao lado de António Cordeiro.
«Ontem tivemos oportunidade de agradecer ao António Cordeiro pela pessoa que é, pelo exemplo que dá, por todos os momento bonitos que partilhámos, pelas personagens que interpretou com estilo único garantindo com justiça o seu lugar na história da ficção e do teatro Portugueses. Ele ofereceu-nos a possibilidade de ajudar a que tenha um pouco menos de preocupações com o que necessita na batalha diária com que a vida o desafiou. Foi uma bonita demonstração de afeto de dezenas de atrizes e atores (e não só) de todas as gerações. Tenho a certeza que foi para casa com a sensação de que não está sozinho. Obrigado, António!», agradeceu Pedro Lima.
António Cordeiro sofre de Paralisia Supranuclear Progressiva
Foi em setembro de 2018 que António Cordeiro falou publicamente pela primeira vez da dura batalha que enfrenta há cerca de dois anos contra uma doença incurável: uma Paralisia Supranuclear Progressiva.
Durante uma entrevista a Daniel Oliveira, na SIC, o conhecido rosto das telenovelas portuguesas falou abertamente sobre esta patologia, muitas vezes confundida com Parkinson ou Alzheimer, que lhe provoca rigidez nos músculos e que muito lhe tem condicionado a vida.
A VIP esteve na semana passada com António Cordeiro no Teatro Municipal Amélia Rey Colaço, em Lisboa. O ator estava acompanhado de um amigo, Orlando Henrique, que revelou que António Cordeiro está melhor.
«Está com medicamentos diários, anda sempre com a caixinha dos medicamentos… mas não existe nenhum medicamento nem tratamento específicos para esta doença. Ele foi ao médico esta semana e a doença não evoluiu o que é ótimo, está estável»
Texto: Redação Win – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução redes sociais
Siga a Revista VIP no Instagram