Iva Domingues foi uma entre os milhões de pessoas que ficou em choque com o caso de George Floyd. Desde que o homem, de 40 anos, foi asfixiado por um polícia em plena rua, a apresentadora tem sido uma das vozes mais ativas a nível nacional no que toca à luta contra o racismo.
No Instagram são várias as publicações feitas por Iva Domingues que relatam histórias arrepiantes. A que contou esta sexta-feira, dia 19 de junho, não deixou ninguém indiferente.
O caso aconteceu há quase 60 anos e a apresentadora teve a oportunidade de entrevistar a protagonista deste há três, quando se encontrava a viver no Estados Unidos com a filha, Carolina.
«Há três anos tive o privilégio de entrevistar Ruby Bridges. A primeira afro americana, nos EUA, a frequentar uma escola primária só para brancos. Nesta foto, Ruby, de seis anos de idade, é escoltada pela polícia, para garantir a sua segurança e a proteger de uma multidão branca em fúria!», começou por explicar na legenda da imagem.
«Este momento vergonhoso (mais um) não foi assim há tanto tempo»
«Dentro da escola, ela ficou sozinha na sala de aula porque os pais recusaram que os seus filhos se sentassem na mesma sala que Ruby, que durante todo o dia se recusou a comer algo que não estivesse embalado e selado, porque tinham ameaçado envenená-la.»
Aplaudindo a atitude da menina, hoje mulher de 65 anos, Iva Domingues fez questão de demonstrar o momento «vergonhoso» que, apesar de ter 60 anos, «não foi assim há tanto tempo».
«Repito, Ruby tinha 6 anos de idade. E uma coragem inabalável! É ela que está retratada no famoso quadro ‘The Problem We All Live With de Norman Rockwell. Hoje Ruby tem 65 anos. Afinal, este momento vergonhoso (mais um) não foi assim há tanto tempo…», findou.
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram
Siga a Revista VIP no Instagram