Isabel II esteve 70 anos à frente da coroa britânica e a verdade é que foi uma das personalidades mais fotografadas. Contudo, a monarca não gostava que uma parte do corpo aparecesse nos registos fotográficos.
John Rankin Waddell foi um dos 10 fotógrafos que teve o privilégio de fotografar a Rainha Isabel II nas comemorações do Jubileu de Ouro, em 2002. Num episódio do podcast “Tea with Twiggy”, o fotógrafo recordou que sugeriu que a rainha segurasse uma espada no retrato. A monarca rejeitou a ideia por não gostar de ver as suas mãos nas fotografias.
Apesar desta situação, o fotógrafo foi informado de que a fotografia tirada tinha sido uma das favoritas da rainha: “Recebi uma nota realmente incrível recentemente para a exposição da rainha, onde há fotos dela ao longo das décadas. O curador disse que minha fotografia é uma das favoritas – o que eu acho que significa que é a favorita do palácio – porque ela está realmente a rir na minha foto”, garantiu.
No podcast, o fotógrafo contou ainda que a rainha tinha um grande sentido de humor: “Ela entrou e aquela onda de empoderamento inundou-me. Ela era tão engraçada, desde do momento em que entrou”, referiu o fotógrafo. Além disso, rematou que achou a rainha uma mulher “realmente brilhante”.
Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Casa Real Britânica e Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram