Isabel II
Reveladas as datas das celebrações dos 70 da coroação da rainha

Realeza

A rainha Isabel vai celebrar 70 anos à frente da Coroa do Reino Unido e vai ter direito a uma festa de quatro dias. Saiba quando e quais os planos.

Qua, 02/06/2021 - 20:00

O Palácio de Buckingham anunciou esta quarta-feira, 2 de junho, que os 70 anos da coroação da rainha Isabel II vão ser celebrados com pompa e circunstância, durante quatro dias seguidos em junho de 2022.

Os festejos vão dar início na quinta-feira, 2 de junho, com o tradicional desfile Trooping the Color, que marca o aniversário oficial da monarca e que foi adiado em 2020 e em 2021 devido à pandemia da covid-19. O segundo dia vai contar com uma cerimónia religiosa na Catedral de São Paulo, em Londres.

No terceiro dia, 4 de junho, Isabel II vai assistir, juntamente com os restantes membros da família real britânica, à corrida de cavalos Derby, no hipódromo de Epsom Downs. Ainda no mesmo dia, vai realizar-se um concerto de música ao vivo, anunciado como "Festa Platinum", por celebrar o Jubileu de Platina da rainha do Reino Unido, de 95 anos, que vai decorrer no Palácio de Buckingham e vai contar com algumas das "maiores estrelas do entretenimento do mundo", que ficaram por anunciar por parte do Palácio de Buckingham. 

O último dia, 5 de junho, ficará reservado para as celebrações organizadas pelo povo britânico.

De notar que Isabel II subiu ao trono a 6 de fevereiro de 1952, depois da morte do pai, o rei Jorge VI, mas só foi oficialmente coroada a 2 de junho de 1953. 

Texto: Mafalda Mourão; fotos: Reuters e Casa Real britânica

 

Siga a Revista VIP no Instagram