Isabel II
Proíbe celebração do 60º. aniversário do príncipe André

Realeza

O príncipe André abdicou dos deveres reais depois de ver o seu nome envolvido num escândalo sexual. A rainha Isabel II «castigou» o filho.

Seg, 25/11/2019 - 15:00

O príncipe André anunciou na passada quarta-feira, dia 20 de novembro, que se vai afastar dos deveres reais depois de ver o seu nome associado ao escândalo sexual do magnata Jeffrey Epstein, que pôs termo à vida na prisão, em agosto deste ano.

O filho da rainha Isabel II deu uma entrevista à BBC para tentar limpar a sua imagem, mas acabou por ter o efeito oposto e o ex-marido de Sarah Ferguson viu-se obrigado a abdicar dos deveres reais, uma vez que considerou que esta polémica estava a afetar e a manchar o nome da Casa Real britânica. «Ficou claro para mim nos últimos dias que as circunstâncias relacionadas com a minha associação a Jeffrey Epstein perturbam o trabalho da minha família, e a valiosa contribuição que dou a organizações e instituições de caridade que tenho o orgulho de apoiar», lê-se no comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham.

«Lamento inequivocamente a minha associação a Jefrey Epstein. O seu suicídio deixou muitas perguntas sem resposta, particularmente para as suas vítimas, e simpatizo particularmente com todos os que foram afetados e querem de alguma maneira encerrar o assunto. Só posso esperar que com o tempo possam reconstruir as suas vidas. Estou disposto a colaborar na investigação das autoridades, se for necessário», referiu ainda o duque de York.

Rainha Isabel II proíbe festa de 60 anos do príncipe André

Na quinta-feira, dia 21 de novembro, a rainha Isabel II exigiu uma reunião de emergência no Palácio de Buckingham para que se discutisse a situação. Sabe-se agora que a monarca, de 93 anos, está descontente e irritada com a situação. Por essa razão, a mãe do príncipe Carlos proibiu que o 60º. aniversário do príncipe André fosse celebrado como tem sido até à data. 

De acordo com a publicação Sunday Times, o pai das princesas Beatrice e Eugenie estava a preparar uma grande festa no próximo mês de fevereiro, mas a rainha de Inglaterra cancelou-lhe os planos e decidiu que o aniversário será passado em família, na intimidade do Palácio de Buckingham, sem acesso à imprensa e sem convidados extra. Esta medida tomada pela avó de William e Harry serve para castigar o príncipe André e para deixar claro que quem prejudicar a Coroa, voluntária ou involuntariamente, vai sofrer represálias.

No entanto, sabe-se que a rainha Isabel II está do lado do filho nesta polémica. A monarca acredita na inocência do príncipe André, no entanto, não esconde o descontentamento perante a forma como o caso está a afetar a família real britânica. Poucos dias após o comunicado, a rainha e o filho foram vistos a andar de cavalo, num ambiente cordial e cúmplice.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters

VEJA AINDA: A história de amor controversa de Isabel II e Filipe de Edimburgo

LEIA TAMBÉM: Sogra da rainha Isabel II fez tratamento para não ter desejo sexual

 

Siga a Revista VIP no Instagram