A rainha Isabel II e o o duque de Edimburgo celebram 72 anos de casamento esta quarta-feira, dia 20 de novembro. Uma história de amor longa, que começou quando os dois eram muito jovens. Isabel II e o príncipe da Grécia e da Dinamarca conheceram-se no casamento da princesa Marina da Grécia e Dinamarca e do príncipe George, duque de Kent, em 1934. Lilibeth tinha apenas 8 anos e consta que se terá apaixonado à primeira vista, mas o sentimento não foi recíproco. O destino voltou a juntá-los cinco anos depois. Os primos em terceiro grau começaram então a trocar cartas e o amor surgiu.
Aquele que é o casamento mais duradouro da realeza britânica teve direito a controvérsia. Filipe Mountbatten serviu a Marinha Real britânica durante a II Guerra Mundial, facto que lhe deu a nacionalidade britânica, mas não deixava de ser um estrangeiro. Além disso, as irmãs eram casadas com nobres com ligações nazis.
Como nos contos de fadas, nada destruiu este amor e o noivado foi oficialmente anunciado em 9 de julho de 1947. Filipe Mountbatten teve de renunciar aos títulos reais, gregos e dinamarqueses, e converter-se ao anglicanismo para trocar alianças.
O casamento real aconteceu a 20 de novembro de 1947 na Anadia de Westminster, numa altura em que o Reino Unido ainda recuperava da II Guerra Mundial.
Aos 21 anos, Isabel II subiu ao altar de braço dado com o pai, o rei George VI, com um vestido de noiva bordado com 10 mil pérolas e confecionado em menos de três meses. Consta que o vestido de Isabel II foi pago a senhas de racionamento e a monarca teve de poupar para o pagar. Dois mil convidados e oito damas de honor assistiram ao ‘sim, aceito’, num momento que ficará para sempre na história. É que o Mundo parou nesse dia. O casamento de Isabel II e Filipe de Edimburgo foi transmitido em direto através da BBC para 200 milhões de pessoas. O bolo de noiva, de 2,74 metros, foi confecionado com açúcar proveniente da Austrália e outros ingredientes vindos de todo o Mundo. Isabel II viria a ser coroada rainha de Inglaterra seis anos depois, quando tinha 27 anos.
Isabel II e Filipe de Edimburgo são pais de quatro filhos: O príncipe Carlos, o primeiro na linha de sucessão ao trono, nascido em 1948, a princesa Ana (1950), o príncipe André (1960) e o príncipe Eduardo (1964). Os dois têm personalidades muito distintas, mas têm conseguido manter-se unidos, mesmo no meio de rumores de algumas infidelidades.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram