A rainha Isabel II falha a missa de acção de graças que acontece esta manhã de sexta-feira, dia 3 de junho, na Catedral de São Paulo, em Londres, e que faz parte das celebrações do Jubileu de Platina. A monarca sentiu “um desconforto” depois de ontem de manhã ter participado no Trooping the Colour, o desfile militar que marcou o arranque das comemorações dos 70 anos de reinado, e também de, já ao fim do dia, ter acendido a tocha do Jubileu.
O Palácio de Buckingham confirmou que a rainha Isabel II, de 96 anos, foi obrigada a descansar. “Tendo em conta a agenda e a atividade necessária para participar na missa das celebrações do Jubileu de Platina esta sexta-feira, na Catedral de São Paulo, Sua Majestade concluiu, com grande relutância, que não vai comparecer”, informou a casa real.
Aos 96 anos, Isabel II apresenta alguns problemas de mobilidade. Já se desloca com a ajuda de uma bengala e foi obrigada a cancelar alguns eventos da agenda oficial.
O Jubileu de Platina de Isabel II está a ser comemorado durante quatro dias recheados de importantes eventos. As celebrações começaram esta quinta-feira e só terminam no domingo.
Isabel II é a monarca que está há mais anos à frente da Coroa do Reino Unido. A monarca faz anos em abril, mas, todos os anos, as comemorações oficiais são em junho (este ano coincidem com o Jubileu). Isabel II nasceu a 21 de abril de 1926. Tornou-se rainha com 25 anos, em 1952, após a morte do pai, o rei George VI.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram