A rainha Isabel II ficou muito surpreendida ao descobrir que Harry e Maghan tinham dado o seu diminutivo carinhoso de infância à filha Lilibet. Apesar dos duques de Sussex terem garantido que informaram previamente a monarca desta escolha, um amigo muito próximo da família real britânica vem agora dizer que Harry e Meghan não forma claros quando informaram Isabel II e que não obtiveram permissão para o nome Lilibet, mas sim para o nome Elizabeth.
Nicky Haslam, um designer de interiores que é amigo de vários membros da realeza britânica, nomeadamente de Camilla, mulher do príncipe Carlos e duquesa da Cornualha, do príncipe Michael de Kent e de Sarah Ferguson, duquesa de York e ex-mulher do príncipe André, veio contar que a monarca foi apanhada de surpresa quando o nome da menina veio a público.
“Ele (Harry) ligou para ela (Rainha) porque ela estava furiosa. Ele ligou-lhe e disse: ‘Queremos chamar a nossa filha depois de você, avó’, e ela respondeu: ‘Oh, que encantador, obrigada’, pensando que seria Elizabeth. Então, ele obteve a permissão, mas não disseram o nome.”
Lilibet Diana Mountbatten-Windsor veio ao mundo a 4 de junho de 2021. O anúncio do nascimento foi feito dois dias depois pelos duques de Sussex: “Lili recebeu o nome da sua bisavó, Sua Majestade a Rainha, cujo apelido de família é Lilibet. O nome do meio, Diana, foi escolhido para homenagear a sua amada avó falecida, a princesa de Gales”, explicaram, em comunicado.
Rapidamente se instalou uma polémica no Reino Unido, a ser discutido se Isabel II tinha autorizado o casal a usar o nome de infância, que apenas estava reservado aos mais chegados. Harry e Meghan foram obrigados a explicar-se por meio de uma fonte oficial, garantindo ter aprovação prévia por parte de Isabel II: “Durante essa conversa, ele (Harry) compartilhou a esperança de nomear a filha Lilibet em sua homenagem. Se ela não tivesse apoiado, eles não teriam usado o nome.”
Lilibet é um nome muito sentimental para a rainha Isabel II, dado que era o nome carinhoso com que o pai, o rei George VI, a tratava, assim como o marido, o príncipe Philip.
Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters e DR
Siga a Revista VIP no Instagram