Irina Fernandes
Morte deixa Portugal devastado: “Uma força da natureza, um exemplo”

Nacional

Dolores Aveiro, Rita Ferro Rodrigues, Joana Cruz, Cristina Ferreira, Goucha e José Luís Peixoto são apenas alguns dos famosos que estão devastados com a morte de Irina Fernandes.

Sáb, 23/07/2022 - 14:12

Este sábado, 23 de julho, o País acordou com uma notícia triste: morreu Irina Fernandes, após dois anos de intensa luta contra o cancro. A  protagonista da série de reportagens “Amor Cura”, emitida pela TVI, tocou todos os que a ouviram falar desta doença “com alegria”.

Muitos foram os anónimos e famosos que, após terem conhecimento desta perda, se manifestaram nas redes sociais para falar sobre a sua profunda tristeza. Entre eles estão Dolores Aveiro, Rita Ferro Rodrigues, Joana Cruz, Cristina Ferreira, Manuel Luís Goucha e José Luís Peixoto.

 

Leia aqui as palavra escritas por cada um:

Dolores Aveiro

“Ela decidiu partir esta noite. Uma fortaleza, um ser que lutou até seu último dia, uma mulher que merece ser recordada como ela era, uma força da natureza, um exemplo e uma batalhadora, e com uma tremenda vontade de viver, vai em direção à luz querida lá é onde vão todos aqueles que deixaram marcas no coração das pessoas, e tu seguramente deixaste tantas aos teus, foi uma honra cruzar contigo. Vai em paz. Menina guerreira.”

Rita Ferro Rodrigues

“Meu amor querido. Nada ficou por dizer. Hoje, como em todos os dias do nosso encontro de almas: amo -te. E esse amor é de ontem, será de hoje e seguirá ainda mais forte amanhã. Cumpriremos-te em amor sempre e estamos de mãos dadas com o Rui e com o Santi (mas isso tu sabes). E ninguém larga a mão de ninguém. Meu amor querido. Minha amiga preciosa, vou sentir tanto a tua falta. Por agora só consigo dizer isto. Até já meu amor querido. E sim, o amor cura.”

Joana Cruz

“Irina. A mulher, o exemplo, a beleza de uma alma.”

Cristina Ferreira

“Setembro de 2020. A Irina passa por mim, a correr, na Ericeira, e fala comigo pela primeira vez. Disse-me para a ajudar a falar do cancro com alegria. E assim foi. Todas as vezes em que foi luz na televisão. A Irina sabia que não ia morrer. Está aqui hoje. Estará daqui a ano. Estará para sempre. Em mim e em tantos. Mas hoje não consigo falar do cancro com alegria querida Irina. Desculpa-me.”

Manuel Luís Goucha
“Tenho o privilégio diariamente de conhecer pessoas que me fazem melhor. A Irina é uma delas e não é por ter partido que sai da minha vida.”
José Luís Peixoto

“Esta é uma imagem de 2013. Os nossos filhos eram pequenos e encontrámo-nos num parque de insufláveis. Depois, mantivemos sempre contacto à distância, como acontece com muitas pessoas aqui, pessoas que considero minhas amigas. Após receber o diagnóstico da doença, a Irina esteve presente para muita gente através desta rede social, sensibilizou para esta doença e, sobretudo, mostrou que estava viva e que, em todos os momentos da vida, o amor cura. Hoje é um dia triste mas, como a Irina demonstrou, hoje é um dia que existe, como existiu aquele em que nos encontrámos, em 2013. Foi isso que a Irina nos disse: viver, viver, viver. Envio um abraço para o marido e para o filho da Irina.”

 

Irina Fernandes: o cancro na mama, as metástases no pulmão e os dois tumores no cérebro

 

Irina Fernandes, de 38 anos, perdeu a batalha contra o cancro, após dois anos de intensa luta. Foi em plena pandemia que descobriu que tinha um cancro na mama, em estadio IV, com metástases no pulmão, e logo criou a página “Cancer I Love You” (Cancro, amo-te) na qual foi contando a sua história. Nunca baixou os braços e os portugueses comoveram-se com o seu testemunho pela primeira vez quando foi ao programa “Dia de Cristina”, de Cristina Ferreira, na TVI, tendo depois protagonizado no mesmo canal a série de reportagens Amor Cura.

Irina fez várias sessões de quimioterapia e, mais recentemente, optou por deixar os tratamentos convencionais em prol dos tratamentos alternativos. Tinha tinha sido operada a dois tumores metastáticos no cérebro em junho, uma intervenção que durou sete horas. O seu companheiro Rui deu este sábado, 23 de julho, a notícia que ninguém queria ouvir.

 

 

Texto: Joana Dantas Rebelo; Fotos: redes sociais 

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram