Io Appolloni
Sobre relação com Camilo de Oliveira:«Fiquei grávida dele e fiz o primeiro aborto clandestino»

Nacional

Io Appolloni, em conversa com Júlia Pinheiro, recorda o romance vivido com Camilo de Oliveira e como ia sendo presa pela PIDE «por desencaminhar um homem casado».

Ter, 12/05/2020 - 11:13

Io Appollonni recorda o romance que viveu com Camilo de Oliveira, de quem engravidou e escolheu fazer um aborto clandestino.

A atriz esteve, esta segunda-feira, 11 de maio, à conversa com Júlia Pinheiro, durante o seu programa na SIC. E ao recordar a sua história de vida, falou sobre a relação amorosa que viveu com Camilo de Oliveira, quando tinha 20 anos.

Foi chamada à polícia judiciária por ter feito o aborto

«Entre mim e o Camilo rebentou uma paixão entre absolutamente diabólica», começou por contar, acrescentando que quando se apaixonou pelo ator este era ainda um homem casado.

«O Camilo era casado. E o que é que ele faz? Sai de casa e vai viver para um quarto. A mulher levantou o dinheiro todo e só deixou cinco contos no banco. Depois vai a PIDE e denuncia-me e dá-me 48 horas para sair do país. Fui chamada por desencaminhar um homem casado», relatou.

«Fiquei grávida dele. Fiz o primeiro aborto clandestino e declarei no programa do Joaquim Letria, mais tarde (em 1978), que tinha praticado o aborto. Aí fui chamada à Judiciária. Diga-se de passagem, trataram-me bem, mas houve uma grande onda de solidariedade que terminou com a primeira entrada na Assembleia da República da lei sobre a interrupção voluntária da gravidez», recordou.

Entretanto, mais tarde, em maio de 1968, Io Appolloni voltaria a engravidar de Camilo de Oliveira. Na altura, a atriz estava a viver Madrid, onde tinha sido convidada para fazer uma revista. «Ele deixou-me uma prenda na barriga, o meu primeiro filho», contou. O filho de ambos nasceu em Portugal quando Io tinha 24 anos.

Io e Camilo apanhados a ter relações sexuais no hospital

Na biografia que lançou em 2017, Io conta, também, porque não quis ter o primeiro filho de Camilo. O ator era um homem casado e a atriz não queria passar por essa «vergonha», por ela e pelos seus pais. O aborto não correu bem e acabou por ficar internada no «hospital durante um mês e meio». Camilo ia visitá-la e foi durante uma dessas visitas que foram «apanhados» a ter relações sexuais «por uma enfermeira».

«Imagina a loucura… eu estava num quarto privado já havia um mês e uma noite foi visitar-me… a enfermeira apanhou-nos a ter relações… éramos mesmo inconscientes», afirma a atriz que na época tinha 20 anos, enquanto Camilo contava com 40.

Camilo de Oliveira morreu em junho de 2016 aos 91 anos.

LEIA AINDA: Io Appolloni conta que não foi bem tratada pelos homens que amou

Texto: Inês Neves; Fotos: D.R.

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

 

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Revista VIP no Instagram