Fernando Brito trabalha na RClinic, uma clínica muito divulgada nas redes sociais e frequentada por diversos famosos, que pertencente à ex-companheira do juiz Rui Rangel, Rita Figueira, acusada de fraude fiscal.
A TVI vem agora noticiar que Fernando Brito, que se vê em diversas publicações da página de Instagram da Clínica a operar, não é médico e, por isso, não está inscrito na Ordem dos Médicos, factor obrigatório para poder exercer funções como profissional qualificado. A RClinic tem espaço em Almada, Braga e, mais recentemente, Funchal. São vários os rostos conhecidos que já recorram a serviços desta clínica, tais como Cinha Jardim, Flávio Furtado, Mário Jardel, Filipa Castro, Alexandra Lencastre, Marina Mota, Zulmira Ferreira, Zé Carlos Pereira, Ágata ou Ricardo Carriço, que são apenas alguns exemplos da extensa lista de famosos que são, ou já foram, clientes. A TVI avança que as figuras públicas desconheciam que Fernando, um dos nove alegados médicos da clínica, não é cirurgião plástico, como era apresentado.
De salientar que no Instagram da referida clínica, o nome de Fernando Brito vem acompanhado de várias hashtags como lipoplastia, mamoplastia, rinoplastia, dando a entender que são as suas especialidades.
Segundo o canal, Fernando é licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Moderna de Lisboa, tendo apenas um curso em medicina internacional chinesa, em acupuntura estética e um master em medicina estética, realizado online, por um instituto não reconhecido pela Direção-Geral do Ensino Superior.
“Se se descobrir que a pessoa em causa não é médico, não tem o curso de Medicina, não está inscrito na Ordem dos Médicos obviamente que vai para as autoridades competentes, vai para o Ministério Público, porque estamos a falar num crime de usurpação de funções”, refere Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, à TVI. Já o Presidente da Sociedade Portuguesa da Cirurgia Plástica salienta que “não existem” especialistas de Medicina Estética.
“Cuidado que esse senhor não é médico”
António Carvalho, ex-concorrente de “O Amor Acontece”, foi uma das vítimas deste falso médico. O influenciador digital dirigiu-se à clínica para colocar botox a troco de publicidade nas suas redes sociais, porém foi imediatamente alertado por um seguidor que Fernando Brito não era aquilo que parecia.
“Recebi uma mensagem que dizia: ‘Atenção António, cuidado que esse senhor não é médico. Se tiver dúvidas, peça-lhe a ele um atestado médico ou uma receita, ou então vá à Ordem dos Médicos”, refere à TVI.
Veja aqui a reportagem completa da TVI.
Texto: Inês Borges; Fotos: DR
Siga a Revista VIP no Instagram