Iñaki Urdangarin pode vir a passar o Natal fora da prisão. O marido da infanta Cristina, filha do rei emérito Juan Carlos, deu entrada na prisão de Brieva, Ávila, em 2018, para cumprir a sentença de cinco anos e dez meses pelo envolvimento na operação Babel.
O cunhado do rei Felipe cumpriu esta quinta-feira, dia 28 de novembro, 531 dias de pena, isto é, um quarto da sua sentença. Desta forma, segundo o Supremo Tribunal, Iñaki pode, a partir desta data, pedir permissão para poder dormir fora do estabelecimento prisional 36 dias por ano.
Segundo o jornal espanhol El País, estes dias de «liberdade» serão divididos em intervalos de 18 dias a cada seis meses e não podem exceder sete dias seguidos, de acordo com o artigo nº154 do Regulamento Penitenciário.
Esta questão levanta a possibilidade de Inãki Urdangarin passar o Natal com os filhos e com a mulher, a infanta Cristina, que se encontra a viver em Genebra, na Suiça, mas que deve viajar até Madrid na quadra natalícia.
Recorde-se que Inãki Urdangarin ganhou o direito a ter duas saídas da prisão por semana para fazer voluntariado numa ONG, em Madrid, de origem religiosa. O Tribunal Penitenciário de Vigilância de Leão e Castela permitiu que o marido da infanta Cristina pudesse fazer trabalho comunitário durante oito horas nesses dois dias que lhe for permitido sair do estabelecimento prisional.
O trabalho voluntário que vai realizar será «no campo da deficiência», que implica um «sentido de associação de valores pró-sociais». «O recluso realizará este voluntariado sem qualquer consideração económica ou material», afirma o juiz Florencio de Marcos Madruga.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters
Siga a Revista VIP no Instagram