Imperador Akihito
Assinala tragédia de 11 de março de 2011

Realeza

O imperador do Japão recordou, com um minuto de silêncio, o terramoto e o tsunami ocorridos há cinco anos, que deixaram mais de 18 mil mortos e desaparecidos no nordeste do país e provocaram o acidente nuclear da central de Fukushima.

Sex, 11/03/2016 - 17:20

As cerimónias de evocação das vítimas da tragédia de 11 de março de 2011 decorreram no teatro nacional de Tóquio, tendo participado o imperador Akihito, o primeiro-ministro Shinzo Abe, e familiares das vítimas da tragédia.

 

“Não poderemos nunca esquecer as impactantes imagens da televisão, onde víamos uma onda percorrendo Sendai (nordeste) como um muro negro”, disse o imperador durante o seu discurso.

 

Akihito expressou o seu profundo pesar aos entes queridos dos falecidos, e manifestou a sua “dor” por “todas as pessoas que ainda não puderam retornar aos seus lares” após serem retiradas pelos efeitos do tsunami e do acidente nuclear de Fukushima.

 

O número oficial de mortos na tragédia atinge os 15.894, enquanto 2.561 pessoas são consideradas desaparecidas, de acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades japonesas.

 

Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram