Uma noite. Um Rapaz e uma Rapariga. Um espaço fechado, a incongruência das suas histórias e a sua verbalização fazem deste encontro um momento decisivo da vida de dois adolescentes. Dando continuidade ao projeto de divulgação de dramaturgia de autoria feminina, a Escola de Mulheres – fundada por Fernanda Lapa – apresenta “em estreia absoluta em Portugal a autora francesa Catherine Verlaguet e a peça Entre Eles Dois, espetáculo para dois jovens e promissores atores Hugo Nicholson e Sofia Fialho.
A narrativa circula entre “duas adolescências fortemente conturbadas pelo desamor e pelas disfunções familiares”, metáfora da dificuldade de viver. Como é hábito nas criações de Marta Lapa – filha da fundadora da companhia –, afastamo-nos de uma encenação naturalista, mantendo o rigor do texto e das personagens. Nesta criação, a música original de Pedro Moura é um elemento fundamental na dramaturgia, reforçando ou distanciando os momentos dramáticos e transformando esta peça num espetáculo pop/rock surpreendentemente emocionante.
A obra incrivelmente encenada e interpretada por Sofia Fialho e Hugo Nicholson, neto de Francisco Nicholson, é um “murro nos estômago”, considera a atriz Sofia Nicholson, mãe de Hugo. Após a estreia, Colette Dubois, avó materna de Hugo e primeira mulher de Francisco Nicholson, não conteve as lágrimas. “É melhor do que o avô”, suspirou, não contendo a aprovação, emocional, é certo, pelo trabalho do neto único.
A peça Entre os Dois está em cena no Espaço Escola de Mulheres do Teatro do Clube Estefânia, de 5.ª feira a domingo, às 21h00, até 24 de outubro.
Siga a Revista VIP no Instagram