Hernâni Carvalho
Reage a notícia falsa sobre a própria morte

Nacional

O jornalista foi confrontado esta sexta-feira, 4 de outubro, com uma notícia falsa a seu respeito.

Sáb, 05/10/2019 - 20:00

Hernâni Carvalho foi protagonista, esta sexta-feira, dia 4 de outubro, de uma notícia falsa. O texto que circulou na Internet relatava a morte do jornalista «aos 59 anos, vítima de um acidente vascular cerebral». 

Houve quem percebesse logo que se tratava de uma notícia falsa, mas também houve quem acreditasse. A notícia publicada no site 24h Notícias foi partilhada várias vezes e o assunto tornou-se motivo de conversa. Porém, o jornalista encontra-se bem de saúde e este é apenas mais um caso de fake news [notícias falsas] que circulam diariamente nas redes sociais e no universo da Internet.

A Nova Gente falou com o Hernâni Carvalho que, sem se alongar muito sobre o caso, confirmou que está vivo e bem de saúde. «Estou constipado, mas é só constipado», brincou. 

 

O caso da falsa notícia de Pelé
Esta não é a primeira vez que uma figura pública vê uma falsa notícia da sua morte a circular na Internet. Em maio deste ano correu a notícia de que o jogador Pelé tinha morrido. 

Neste caso o ex-jogador de futebol «teve direito» a fotografia de homenagem, tal como se se tratasse de uma verdadeira morte. Após algum tempo de a notícia começar a circular, vários meios deram conta da falsidade do texto e das imagens. 

 

Lili Caneças revoltada com pesquisas no Google
Em junho, uma situação similar aconteceu com Lili Caneças. A socialite, de 75 anos, deparou-se com uma sugestão de pesquisa que a atormentou: a própria morte. 

«Como veem, no Google não há fake news. Sempre que abro a minha conta, confronto-me com a minha morte… o que, no mínimo, é muito agradável», ironizou, publicando um screenshot (captura de ecrã) do próprio telemóvel, para comprovar o que diz.

Na imagem partilhada pela ex-mulher de Álvaro Caneças na altura, era possível verificar as sugestões de pesquisa mais comuns associadas ao nome de Lili. São elas: «altura», «namorado», «desporto» e «morreu». Mas era a última que «tira o sono» à rainha do jet-set.

Apesar de não existirem notícias concretas sobre a morte de Lili, esta sugestão de pesquisa do motor de busca, em específico, deixou a socialite chocada e aparece para muitas personalidades. 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

 

Siga a Revista VIP no Instagram