As redes sociais têm sido o grande palco de Herman José, que agora volta à TV. Em entrevista à revista Visão, e por acasião do seu regresso com Cá por Casa, Herman José revela que se mantém jovem e divertido, muito por não ter filhos, e que se sente feliz com isso. Aos 63 anos, diz ainda que envelhecer é “deplorável”.
“Não é muito difícil ser infantil porque eu tenho a felicidade egoísta de não ter a coisa que mais nos pesa na vida, que são filhos. Todos os meus colaboradores e jovens loucos que eu conheci, no dia em que foram pais, transformaram-se em pessoas completamente diferentes, porque a partir desse momento, a vida deixa de ser eles próprios. Isso pesa muito na vida das pessoas, responsabiliza-as muito e dá-lhes um peso que eu não invejo”, diz o famoso Nelito.
“Eu agora sou mais feliz em tudo, menos no facto de ter a idade que tenho”, confessa, dizendo ainda que envelhecer é “deplorável”.
A polémica com Maria Vieira
Herman José defende, em entrevista a Rui Unas, no webshow Maluco Beleza, que não é Maria Vieira a autora das longas tiradas no Facebook que já deram origem a um livro mas sim o marido da atriz, Fernando Rocha.
“O que é que eu acho, a minha análise: aquele corpo de duas cabeças faz com que ele tenha uma paixão grande pela escrita e escreva muito e ela o acompanhe, solidária, dando-lhe a visibilidade do nome. Quando ouves a Maria Vieira falar – e estou a dizer isto sem o mínimo de ironia – percebes que ela não tem mais do que 50 palavras no seu vocabulário. ‘olá queridinha, parrachita, está calorzinho, estou com fominha, vou agora para a casinha’. Ela não sai dali. E a escrita é elaboradíssima. Fala em paradigma, fala em pusilanimidade, uma riqueza de vocabulário que não se encaixa na Maria. Não vale a pena dizer-nos que é ela que escreve que não é. É um organismo que escreve.”
Elogios a Donald Trump, ataques a figuras aparentemente consensuais como Salvador Sobral e Marcelo Rebelo de Sousa, ideologia de extrema-direita. Estes são alguns dos ingredientes dos textos, alegadamente escritos por Maria Vieira no Facebook, que já deram origem ao livro Maria Vieira no País das Maravilhas, e que geraram descrença e choque entre vários colegas da atriz, como Ana Bola e Manuel Cavaco.
Zanga aconteceu em 2007
Herman, contudo, relembra que o afastamento de Maria Vieira do núcleo de humoristas com quem habitualmente trabalha aconteceu há cerca de uma década, durante o programa Hora H, na SIC. “Estávamos na fase mais anti-trendy de todas. Aquela não foi a minha época, aquilo correu tudo mal”, confessa o humorista.
“Fiz uma personagem para a Maria Vieira que era a Dona Coisinha, que estava sempre doente”, recorda, continuando: “Já na altura ela e o marido não perceberam a piada, revoltaram-se contra aquilo e divorciaram-se de nós e e ela saiu da equipa. Ela depois foi dizer mal do programa para as revistas. Ficámos separados”. Herman José fez questão de realçar, no entanto, que há dois anos voltou a trabalhar com Maria Vieira na sitcom Nelo e Idália e que a experiência correu bem.
Fotos: D.R.
Ver mais notícias
João Baião
Insulta colega em direto e tenta disfarçar
Maria Vieira
Saúde prega susto à atriz
Fátima Lopes
Casamento chegou ao fim
Quando devemos lavar os nossos jeans?
Joana Duarte
O Morango que todos querem morder
Siga a Revista VIP no Instagram